segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O QUE É O MITO?




O termo grego mytos significa dizer, falar, contar. Na Grécia Antiga, as pessoas transmitiam conhecimento, buscavam explicações sobre os fenômenos através da mitologia.
Ao longo da história, os mitos contribuem para formar valores e contar a História, sendo, até a atualidade, criado como uma tentativa de responder às questões sobre a origem do mundo, dos elementos, dos fenômenos e outros. Desde o início dos tempos teve essa função: expressar a indagação do ser humano sobre o universo e sobre o próprio ser. A perplexidade sempre esteve presente, faz parte da História desde a aurora da pré-história. Os mitos de cada cultura representam a forma e compreensão de mundo que existe na cultura, como por exemplo, no Brasil, representam seres fantásticos e sobrenaturais de acordo com as experiência vividas pelos brasileiros. Um dos maiores legados que a mitologia trouxe para a humanidade foi a sua influencia para a arte, segundo François Hartog: “Com o mythos entra-se no reino da poesia”.
“O mito é o nada que é tudo
O mesmo sol que abre os céus
“É um mito brilhante e mudo”

(Fernando Pessoa).



 


 

domingo, 6 de setembro de 2015

FRASES DE CICERO.

"Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la."
"Se ao lado da biblioteca houver um jardim, nada faltará."
"Nunca estou mais acompanhado do que quando estou sozinho."
"É de admirar que um adivinho não ria ao ver outro adivinho."
"A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos. "
"Ninguém é assim tão velho que não acredite que poderá viver por mais um ano."
"A filosofia é o melhor remédio para a mente."
 
 

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Inveja e Fracasso ● Leandro Karnal









Descrição do Youtube.



"Leandro Karnal é professor, historiador, graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e doutor pela Universidade de São Paulo (usp). Leciona há 30 anos, tendo passado por ensino fundamental, médio, escolas públicas e privadas, cursinhos pré-vestibulares, universidades variadas e hoje leciona na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalha há muitos anos com capacitações para professores da rede pública e publicação de material didático e de apoio para os professores. Pela Contexto publicou como autor, coautor ou organizador Estados Unidos, História da cidadania, As religiões que o mundo esqueceu, O historiador e suas fontes, História na sala de aula e História dos Estados Unidos. Viaja bastante e observa professores e alunos em meios como comunidades indígenas no México, escolas da França, aulas no Norte da Índia, Vietnã e China. Sua meta de vida é ser lembrado como alguém que tentou ser um bom professor."