segunda-feira, 30 de setembro de 2019

CONTEXTO HISTÓRICO DAS OBRAS DO VESTIBULAR feat Historizando Tati

 







"Você sabe qual é o contexto histórico por trás das obras obrigatórias da FUVEST? Separamos os 3 novos títulos do vestibular, "Angústia" (Graciliamo Ramos), "Poemas Escolhidos" (Gregório de Matos) e "Minha vida de menina" (Helena Morley) pra falar um pouco sobre ditadura vargas, Contrarreforma e abolição da escravidão."

domingo, 29 de setembro de 2019

RAONI NA BOCA DO MUNDO - EDUARDO BUENO

 



"Raoni é o senhor do Xingu, o senhor da selva, o senhor das águas e das estrelas. Ele é o índio que desceu de uma estrela apaixonadamente impávido, tranquilo e infalível, num ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico. O cacique Raoni colocou a boca no trombone na França e caiu na boca do mundo! O senhor Raoni é candidato ao prêmio Nobel da paz e nós iremos à guerra, pintados como ele, nessa dourada pílula dominical."

sábado, 28 de setembro de 2019

Rússia: Das Invasões Vikings ao Colapso da União Soviética!

 



"Invasões vikings, batalhas sangrentas entre inúmeros povos, ascensões e quedas de impérios, revoluções e a implementação e colapso do comunismo -- tudo isso faz parte da incrível história da Rússia, o maior país do mundo, que na época dos czares chegou a ocupar ⅙ de todo o território do planeta!"

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

QUEM FOI O CORONEL USTRA? #meteoro.doc

  

Celebrado no governo Bolsonaro, o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, comandou a tortura durante o regime militar. Além das torturas, ele também foi responsável por assassinar dissidentes e por ocultar seus cadáveres; essas são práticas um tanto incompatíveis com o título de "herói".

A ERA RIO BRANCO - EDUARDO BUENO

 



O canal Buenas Ideias está sempre querendo expandir seus limites e ampliar seus horizontes, exatamente como aconteceu no Brasil na Era Rio Branco. Mas o canal Buenas Ideias não baixa a cabeça e não segue regras nem protocolos desnecessários: somos rebeldes... que nem era o Rio Branco! Agora, para ser “do contra” é preciso ser letrado, culto, inteligente, rápido no gatilho (da mente, claro) e, se der, ainda exibir notáveis habilidades diplomáticas. Tudo como era o Rio Branco. Assim, mire-se no exemplo do extraordinário Juca Paranhos, protagonista desse episódio jamais cairá no ENEM. Especialmente agora  que a Era Rio Branco já era e a pobre diplomacia brasileira está jogada às traças e virou alvo de chacota no cenário mundial.  Conheça a vida e a obra do Barão de Rio Branco e grite junto conosco: “Vooolta, Rio Branco!”
--

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

terça-feira, 24 de setembro de 2019

GUERRA AOS FARRAPOS - EDUARDO BUENO

 




Imprima-se a lenda! Se a história vive de fabulações, poucas são tão fervorosamente exaltadas quanto a Revolução Farroupilha dos gaúchos, em 1835. Nesta pílula dominical, conheça mais da história e da lenda da guerra que os gaudérios perderam, fingem que empataram e celebram como se tivessem ganho.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

AS TORMENTAS DE BARTOLOMEU DIAS - EDUARDO BUENO

 



"Cheio de boas esperanças, Bartolomeu Dias venceu o Cabo das Tormentas e dobrou a África. Você já viu isso no primeiro episódio sobre esse grande navegador e aventureiro indomável. Mas agora, nesse novo episódio que ceeertamente nunca vai cair no Enem, Eduardo Bueno te conta uma das mais suculentas e mirabolantes teorias sobre esse personagem que, além de todos seus feitos comprovados, talvez seja o real e secreto descobridor do Brasil. Vai perder? "

terça-feira, 17 de setembro de 2019

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

MORTE OU INDEPENDÊNCIA - EDUARDO BUENO








"A pílula de hoje do canal Buenas Ideias é sobre a Independência do Brasil. Você pode achar que estamos atrasados, mas não: o tema é atemporal e discuti-lo é sempre fundamental, principalmente agora que o bicentenário do evento se aproxima."

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

OS SETE POVOS DAS MISSÕES ORIENTAIS - EDUARDO BUENO

 







Das tantas e muitas tragédias esquecidas da história do Brasil, uma parece envolta em um certo cunho religioso. É a destruição e a devastação dos chamados Sete Povos das Missões Orientais. Eles ficavam no Rio Grande do Sul, e a Espanha os trocou com Portugal pela Colônia de Sacramento. Essa troca deu início à chamada terrível Guerra Guaranítica. Mas você não vai saber nada sobre essa guerra -- pelo menos não nesse episódio. Mesmo assim, o que contaremos já será suficiente para fazer as lágrimas rolarem. Lágrimas de sangue.
--

domingo, 8 de setembro de 2019

Lambada de Aluízio Alves - Eleições de 1982







"Nos anos 80, duas disputas marcaram as relações entre
as oligarquias Alves e Maias:

Em 1982, a disputa entre Aluízio Alves (PMDB) e José
Agripino Maia (PDS), candidato do Governo Federal, que
terminou com a vitória agripinista por mais de cem mil votos
de vantagem, em um momento em que o Regime Militar,
em decadência, precisava de vitórias nos Estados da
federação."

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

OS RATOS - EDUARDO BUENO

  


Eles estão por tudo: é rato,  ratazana, ratão e ratinho, na ruas, na televisão e na literatura.
Às vezes a gente tem a impressão que esse mundo é uma corrida de ratos. Parece que estamos correndo atrás de uma felicidade que está na nossa frente, mas é inatingível.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

OS DIAS DE BARTOLOMEU - EDUARDO BUENO





Em mais um episódio que nunca vai cair no ENEM, Eduardo Bueno conta a história do indômito Bartolomeu Dias, um dos maiores marinheiros da época das grandes navegações. O homem que não só domou o Cabo da Boa Esperança, mas que talvez seja o real descobridor da Terra que viria a ser Brasilis. Mas shhh, sem spoilers!

terça-feira, 3 de setembro de 2019

domingo, 1 de setembro de 2019

AMAZÔNIA EM FLOR - EDUARDO BUENO

  




"O poder da Amazônia sempre fascinou e assombrou o mundo. Das melhores
pessoas às piores: dos exploradores científicos aos conquistadores
sanguinários, dos extrativistas sustentáveis aos predadores boçais -
desde a aurora dos tempos até o presente momento, a imponência da maior
floresta do mundo nunca deixou de inflamar as imaginações. Nesta pílula
dominical que tenta dissipar as chamas e acender o fogo do conhecimento,
Eduardo se alia com todas as letras e músicas do alfabeto a todos que
lutam pela preservação deste patrimônio planetário. No caso, qualquer um
com um mínimo de consciência e um pingo de dignidade, não é? De quebra,
não custa lembrar que uma das causas da destruição da Amazônia pode
estar bem aí no seu prato: até a ONU recomenda - coma menos carne! A
não ser, é claro, que seja humana - e viva!"