quarta-feira, 11 de setembro de 2013

40 ANOS DO GOLPE MILITAR CHILENO

No dia 11 de Setembro de 1973, o Chile acordava  do  maior pesadelo em sua história política. Esse dia simbolizou o ínicio de uma das datas mais trágicas da história do país, assim como simbolizou para os americanos 30 anos depois em Nova York numa triste manhã de terça-feira quando dois aviões apareceram na cidade e se chocaram nos dois maiores prédios do mundo, as Torres Gêmeas do World Trade Center, a mando de grupos terroristas islâmicos. O Chile viveu uma situação parecida como essa quarenta anos atrás, também numa terça-feira negra testemunhou o seu céu se encher de aviões que simbolizavam a chegada ao de um regime ditatorial do General Augusto Pinochet(1915-2006), que comandaria o país a  mãos de ferro  por longos 17 anos.
















Foi nesse dia que os militares depuseram  do poder e mataram o  então presidente socialista eleito democraticamente Salvador Allende(1908-1973), e colocaram Pinochet em seu lugar, um líder tirânico que governou o pais por 17 anos, entre os anos de 1973-1990, de forma totalitária, perseguidora, violenta e sanguinária, sem liberdade de expressão e de pensamento. 


A importância de Pinochet como Chefe de Estado no Chile é vista de uma maneira bastante controversa. Existem chilenos que tem opiniões bastantes divergentes, existe uma maioria da da população chilena  que o considera o maior carrasco que já governou o país cometendo uma infinidades de atrocidades contra todos os cidadãos em contraste a uma minoria representada pelas elites que o consideram herói por ter salvo o país de um modelo socialista utópico imposto por Allende, cujo governo eleito democraticamente dava sinais de fraqueza e  de calamidade.





























Independentemente dos pontos de vistas divergentes seja entre intelectuais ou mesmo dos cidadãos comuns, o que posso definir sobre esse episódio na história chilena é que de fato esse acontecimento é  uma ferida dificil de ser cicratizada, pode-se passar se passar cem ou mil anos, mas para os chilenos ainda será, pegando emprestando o título de um livro do jornalista urugauio Eduardo Galeano é "As Veias Abertas da América Latina"*.


O mais impressionante nessa história é o fato de que Pinochet antes de aplicar o golpe era um militar que ninguém dava por acreditar que seria capaz de chegar, isso porque no começo de sua trajetória militar ele foi rejeitado diversas vezes por diferentes escolas militares, mesmo usando da habilidade astuciosa e vontade de poder se aproveitou de diversas oportunidades históricas para conseguir subir no alto escalão do exército.

" Com 58 anos, Pinochet havia assumido a chefia do Exército apenas três semanas antes, recomendado por seu antecessor, o general Carlos Prats, que seria assassinado junto com sua esposa poucos meses depois do golpe em Buenos Aires, pelos capangas do ditador. Allende, um médico socialista de 65 anos, o nomeou para o cargo acreditando em sua lealdade."**

Pinochet ficou no poder até 1990,  após ter sido  derrubado num Plebiscito em 1988 que decidiu pela sua não continuidade no poder e foi sucedio por Patricio Aylwin que foi o primeiro Chefe de Estado eleito de forma direta após sua saída de cena. Após ter sido deposto do poder, foi viver exilado em Londres até ser detido e preso pela Scotland Yard em 1998 onde depois o deportaram de volta para o Chile que por causa do estado fragilizado passou a cumprir prisão domiciliar até falecer em 2006.

"A Função do historiador é lembrar daquilo que a sociedade quer esquecer" Peter Burker.***

E em se tratando do Golpe Militar de Pinochet no Chile, enquanto uma maioria que apagar, nós os historiadores vamos lembrá-lo sempre para assim termos a consciência de que como funciona o sistema político em uma sociedade democrática.


FONTE:
http://www.cineplayers.com/filme.php?id=9905
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Galeano
http://pt.wikipedia.org/wiki/Las_venas_abiertas_de_Am%C3%A9rica_Latina*
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/09/traicao-e-sacrificio-marcam-golpe-militar-do-chile-dizem-autores.html**
http://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe_de_Estado_no_Chile_em_1973
http://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_Pinochet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Patricio_Aylwin
http://mestresdahistoria.blogspot.com.br/2013/04/frases-celebres.html***

Nenhum comentário:

Postar um comentário