sexta-feira, 29 de novembro de 2013

THOR: COMPARAÇÕES ENTRE O DEUS E O HERÓI DA MARVEL.

Com Thor: O Mundo Sombrio, sequencia solo do Deus do Trovão do Universo Marvel em cartaz nas telonas desde o dia 01 de Novembro de 2013 vou aproveitar um pouco da origem histórica desse personagem histórica desse herói.




Para quem não sabe, o famoso herói da Marvel foi inspirado numa divindade muito adorada pelos antigos povos pré-cristãos que viviam no mundo gélido do Pólo Norte que tinham como meio de sustento os comércios marítimos e das guerras, estes povos de quem  estou  me referindo podem serem denominados  independentemente do contexto tanto de Vikings(Comerciantes, Navegantes, Exploradores e Piratas), Escandinavos(Por serem geográficamente oriundos da Escandinávia) ou mesmo nórdicos, pelo fato de se referir aos conjuntos de  territórios de onde se originaram serem  localizados  na região do norte do continente europeu.

Formando então um conjunto denominado de Mitologia Nórdica.

"A Mitologia Nórdica diz respeito aos povos que habitaram, nos tempos pré-cristãos, os atuais países escandinavos (Noruega, Suécia e Dinamarca), além da gélida  Islândia. 



Este conjunto de mitos também teve especial desenvolvimento na Alemanha,que foi a grande divulgadora da riquíssima cultura dos nórdicos. Com a expansão das
navegações vikings, esta difusão acentuou-se ainda mais, indo alcançar também os
povos de língua inglesa e deixando sua marca até na própria denominação dos dias da
semana destes países (Thursday, por exemplo, é o "dia de Thor"; e Friday, "dia de
Freya").


No século XIII (cerca de trezentos anos após a conversão da Islândia ao cristianismo), o islandês Snorri Sturluson (1179 - 1241) codificou grande parte destes
mitos no livro Edda em Prosa. Nesta obra, o poeta e historiador islandês registrou
algumas das principais lendas relativas aos deuses e heróis dos tempos pagãos que
recolheu em suas andanças por todo o país. Acrescentou também um extenso tratado de
arte poética, onde ensinava a métrica e o elaborado sistema de metáforas dos escaldos(poetas que difundiam, oralmente, as antigas lendas)." *


















Vikings navegando em seus drakkars, comércio tipico dos povos do gelo.

















Mapa representando a antiga Escandináviaem vermelho destam-se Suécia, Noruega e Dinamarca. Em laranja, a Finlândia e o arquipelago da Islãndia terminando em amarelo com a Groenlãndia e Svalbard. Pelo fato de se localizarem bem no topo do continente europeu são também chamados de nórdicos.





















Típico guerreiro Viking.






Pois então foi a antiga divindade desses povos guerreiros contemporãneos dos gregos, egipicios e romanos que tinham diversas simbolizações arquetipicas, por causa disso eram chamados de politeístas.**


Fazendo comparações entre ambos, há se notar que em  muitas coisas a essência do Thor divindade pagã*** dos vikings se diferencia bastante do  Thor herói Marvel que conhecemos nas telonas.






Thor como o Marvel nas telonas:




 Imagem de um do Deus do Trovão Marvel surgido na década de 1960.


Foto do autraliano  Chris Hersworth como protagonista do Thor Marvel nas telonas.


Descrição:

Surgido no universo mitólogico dos quadrinhos Marvel, a partir da revista Journey Into Mistey #83, publicada em Agosto de 1962. Criado por Stan Lee, junto com Larry Lieber, Jack Kirby(1917-1994) e Joe Sinnot como seu colaborador.
Estes o fizeram livremente inspirado no deus nórdico, carregado de toda a sua atmosfera mágica fabular, e com todos os personagens fantásticos com quem o personagem convive. 
Nos quadrinhos, este já chegou a enfrentar batalhas com divindades de outros povos, como o Hércules, que foi introduzido como herói na mitologia Marvel, além desse, Thor já chegou a enfrentar uma grande batalha contra o deus egipcio Seth.

 
Nessa mitologia Thor vive em combate constante com povos do seu mundo, além de combater as invasões de seres outros planetas querendo conquistar os povos mortais da Terra, por quem ele jurou protegê-los, principalmente após sentir seu coração  bater forte pela cientista Jane Foster, que a acompanha desde que ele surgiu nos quadrinhos. Além de ter combater seu inimigo principal, seu irmão LokiEste foi o responsável pela primeira reunião do grupo dos Vingadores, e não por coincidencia também seria no ano passado nas telonas, que foi um megasucesso nas bilheterias. Além de já ter combatido Malekith ou mesmo Encantor.  Usa como arma de combate o Martelo Mjölnir, responsável por lhe dar incriveis poderes sobre-humano, cujas principais habilidades está em invocar raios, abrir portais dimensionais e também gerar para ele maior  capacidade de voo  entre outras infinidades  de super habilidades.














Thor como a  divindade viking:



















Descrição:



Como a divindade dos povos vikings, Thor é descrito como "vigoroso e temperamental"**** e não só existe essa descrição como também é descrito como um sujeito "grande para um deus, extremamente forte(podendo comer uma vaca como "refeição")****.
Sua descrição física e de porte atlético, havendo certas quanto a tonalidades dos cabelos e da sua barba,  é um tanto quanto controversa, principalmente no filme inspirado no herói mitológio do Universo Marvel, ele é mostrado como loiro, em outras fontes, é descrito como ruivo. Assim como mostrado nos filmes do herói Marvel,  o Thor como divindade viking é descrito com "apetite voraz não só por comida, mas também por bebida, e era o mais forte dos deuses"

Além de possuir o  martelo Mjölnir como arma  para invocar raios, também possuia "um cinto capaz de duplicar sua já fabulosa força" e "grandes luvas  de ferro com as quais segurava o cabo do martelo". Caracteristicas  que até agora o herói Marvel nas telonas não demonstrou.

"Reverenciado como uma divindade benéfica que administrava a justiça, protegia deuses e homens do mal e da destruição , tornava os campos férteis e os casamentos felizes."

Assim como mostrado no filme Thor(2011), Thor já chegou a combater contra a região gélida de Jotunheim, onde habitam seres gigantes chamados de Jotuns.  Nas descrições das  sagas***** mitológicas nórdicas ou mesmo nas eddas******, aparece também Loki, descrito como seu irmão na saga mitológica marvel, não é descrito nenhum parentesco de Loki com o Deus do Trovão. De quem ele "gostava da companhia de Loki, apesar do talento desse embusteiro para colocar ambos em confusões."

É também um excelente guerreiro, chegou a enfrentar a Thor  serpente gigante Jomungand durante o Ragnarök. Na sua árvore genealógica Odin, o rei de todos os deuses de Asgard aparece como seu pai como mostrado tanto no primeiro Thor quanto em Thor-O Mundo Sombrio.  Já sua mãe é um tanto quanto controversa, nos filmes do herói Marvel, sua se chama Frigga(Rene Russo), já em algumas descrições das eddas sua mãe é denominada de Jörõ. E como sua irmã seria a deusa Meili. Frigga na mitologia nórdica aparece como uma outra esposa de Odin, onde teve como filhos Hermond, Höôr e Baldir, além do próprio Odin já ter tido mais três filhos com diferentes gigantas como Vidar com Griôr, Vali com Rind e Bragi com Gunlod.


Nenhuma dessas fontes relatam que  o deus da trapaça Loki seria  irmão biológico ou mesmo adotado de Thor, no primeiro filme é mostrado que Loki tinha se originado dos gigantes de gelo, um povo com quem Odin viria a combater. Nos quadrinhos marvel, o deus está presente na vida do Thor fazendo suas vilanias desde as suas primeiras publicações, Loki surgiria como um dos grandes inimigos do Thor a partir da revista da mesma revista Journey Into Mystery #85, publicado em Outubro de 1962.

Já o Loki como a divindade trapaceira, também prática muitas artimanhas apesar de não ser caracterizado como o grande vilão enfrentado pela divindade. Além de ter a especialidade de fazer muitas travessuras, Loki também é caracterizado como a divindade do fogo pelos povos vikings, e carrega incriveis habilidades mágicas como a de assumir a forma de quem quiser, e isso o Loki da Marvel em Thor: O Mundo Sombrio, brilhantemente vivido pelo Tom Hiddleston mostrou ser muito fiel ao deus trapaceiro, ao inovar suas habilidades de enganação.  O Thor da divindade viking já foi muito vítimas das artimanhas praticadas por este Loki.

Segundo como  descrevem alguns teoricos sobre a importãncia no panteão nórdico ele é descrito da seguinte forma:


"As ações de Loki mostram seu lado maléfico por boas causas, estas geralmente contra sua intenção original. Entretanto, ele não é considerado perigoso; sua criatividade é usada pelos outros deuses para lidar com situações sem esperança. Uma das teorias sobre o personagem argumenta que seu lado demoníaco e destrutivo é exclusivo duma perspectiva cristã. Muitos os consideram um trapaceiro que, apesar de seu indubitável lado mau, acaba se tornando um dos principais aliados dos deuses; além disso, ele representa o toque de caos necessário para que possa haver evolução. Conceitos cristãos introduzidos mais tarde na Escandinávia acabaram por destacar apenas suas piores características.
Apesar de diversas investigações, a figura deste deus continua obscura. Não há traços de religião em seu nome, e ele não aparece em toponímia alguma. Algumas fontes o relacionam com os deuses, mas se supõe que isso se deve ao seu relacionamento fraterno com Odin, a quantidade que passam juntos."*******

Um outro curioso sobre Loki, é que ele é pai de duas das  criaturas mais apavorantes de Asgard. Estas são formadas pelo lobo gigante Fenrir, a deusa do mundo infernal Hell e a Serpente Gigante Jormungand.

Outro detalhe que  diferencia bastante  do Thor Nórdico para o Thor Marvel está também com relação amorosa dele, nos filmes quem faz seu coração bater forte é uma mulher comum representada na figura da cientista Jane Foster. E de forma discreta aparece a Lady Sif vivida pela bela Jaime Alexander que é representada apenas como uma parceira aliada dele, mas que nas narrativas ela é representada por sua esposa por quem ela como filhos Lorride, Thrudd e Uller. Pelo menos em Thor-O Mundo Sombrio há de se notar um olhar de ciúme que ela faz ao ver Jane em Asgard, observando que esta também nutre uma forte paixão pelo Thor.


Apesar dessas muitas diferenças e semelhanças, posso simplesmente descrever  que Thor tanto na época em que surgiu como divindade dos povos gelados como so Vikings como o mitologico dos quadrinhos Marvel são heróis guerreiros,  super-heróis com poderes inigualáveis.

 












FONTE:
http://www.guiadosquadrinhos.com/artistabio.aspx?cod_art=326
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jack_Kirby
http://pt.wikipedia.org/wiki/Thor_%28Marvel_Comics%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%B6r%C3%B0 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Meili
http://pt.wikipedia.org/wiki/Loki
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sif_%28mitologia%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hela
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fenris
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jormungand
*Trecho extraido do livro "As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica" de Fanchini , A.S e Seganfredo, Carmen. Editora Artes e Oficios, Porto Alegre/RS, 2006.
**Palavra grega para definir um conjunto de divindades, junção de Polis: Muito e Theos: Deus. Definição de uma prática religiosa onde se consiste na crença  de acreditar em mais de uma divindade sejam eles representado nas figuras humanas antropomorfas ou mesmo em figuras de animais com formas humanas denominados de antropozoomorfos.

 Mais informaçôes em: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Polite%C3%ADsmo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antropomorfismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antropozoomorfismo

***Palavra de origem latina, do nome Paganus, que significa camponês, rústico. Termo que durante muito tempo foi utilizazado de forma pejorativa para definir uma prática anti-cristã, principalmente durante a longa e  sombria era medieval onde a Igreja Católica ligada ao poder político das monarquias organizou o Tribunal da Santa Inquisição que mandou prender, torturar e até mesmo executar na fogueira por exemplo todos que praticassem cultos que eles considerassem pagãos no sentido de satãnico. Entre os perseguidos estavam os ciganos, as bruxas, judeus e inclusive  alguns alguns importantes que eram vistos pela inquisição como Giordano Bruno, Galileu Galilei ou mesmo Nicolau Copérnico.
****Informação extraida de "O Livro de Ouro dos Deuses e Deusas", Hallam, ElizabethEditora Ediouro, São Paulo, SP. 2002.
*****Histórias narradas em prosas, cuja origem venham da Islãndia medieval, país que representa a cultura nódica na Europa. O cunho desse esilo literário da antiguidade sempre carrega uma atmosfera de aspectos históricos misturado a mitologia com caracteristicas religiosas.
******Partes fragmentadas das narrativas escritas dos povos escandinavos que descreviam os mais importantes feitos heróicos de cada guerreiro ou mesmo sobre a exaltação das divindades. Podem serem divididas em Edda Prosaica e em Edda Poética. 
*******Extraido de http://pt.wikipedia.org/wiki/Loki http://www.epochtimes.com.br/mitologia-nordica-thor-o-deus-do-trovao/#.UpjONfu1uIs


Nenhum comentário:

Postar um comentário