Minha descrição ao visitar o MASP(Museu de Arte de São Paulo) em Março de 2007.
Na Galeria de Arte Francesa, uma das pinturas que mais me chamou a
atenção, e que me fascinou foi a Henri Matisse(1869-1954), cuja obra exposta no
museu era O TORSO DO GESSO(1919), onde faz bem uma elaborada
reprodução do corpo feminino num quadro e não só num, mas também dois,
um maior apoiado numa mesa , junto com um jarro de flor, e a outra
reproduzida num quadro, tudo bem detalhado, que só mesmo uma pessoa
genial podia elaborar algo assim. Foi ainda na Galeria de Arte Francesa,
que vi a exposição de Paul Cézanne(1839-1906), um grande pintor genial, ele foi o
grande iniciador da Arte Moderna, onde também transformou o
impressionismo em estilo mais elaborado e construído, menos intuitivo,
nesse lugar onde estava sua exposição também havia um pouco de sua
biografia e algumas de suas obras expostas como:OS ROCHEDOS EM
L´ESTAQUE(1882-1885), foi nessa obra que Cézanne reproduz a aldeia de
L´Estaque, que fica a dez quilômetros de Marselha, onde o fato curioso é
que sua mãe possuía uma casa por lá, esta era a primeira, a segunda O
GRANDE PINHEIRO(1896), que faz a reprodução da Arvore de Conil, a forma
como ele direciona as folhagens neste quadro é bem interessante, elas
ficam direcionada para a direita como se dessem a impressão de que o
vento estivesse mexendo mesmo de verdade, uma típica visão realística da
coisa, Cézanne inclusive faz um verso sobre essa árvore em 1863, “É a
árvore sacudida pelo vento furioso, ondular no ar como um corpo imenso,
seus ramos curvas esfolados flutuam no mitral “ , a terceira obra era o
retrato que Cézanne criou de sua esposa, intitulado “Madame Cézanne em
Vermelho”(1890-1894), onde ele faz um retrato de sua mulher de uma forma
mais tranquila, mais singela, com um ar de ingenuidade, sem preocupação
alguma, e por fim a última obra de Cézanne exposta nesta parte da
galeria intitulada Paul Alexis podia –se ler um manuscrito para
Zola(1869-1870), onde nesta tela Cézanne retrata Zola recebendo, um de
seus maiores admiradores Paul Alexis, importante jornalista, que era um
árduo defensor da arte impressionista e dos pós-impressionismos. Mas
além da exposição de Cézanne havia também outras obras de outros
pintores como Pierre Bonnard(1867-1947) com o seu Nu Feminino(1932), a escultura da Estátua da Deusa Higéria, de autor desconhecido, mas que data do
Século IV a.C. Outra escultura também exposta neste local era Diana
Adormecida, datado de 1690-1700 de autoria de Giuseppe Mazzuoli(1644-1725) e o Sarcófago(140-200 d.C) esse também é de autoria desconhecida. Pode até
parecer um pouco repetitivo, mas foi também ainda na Galeria Francesa,
que vi umas belas obras-primas de Nu Artístico Feminino, duas de Renoir
com A BANHISTA E O CÃO CRIFONLISE A BEIRA DO SENA”(1870) e “BANHISTA
ENXUGANDO A PERNA DIREITA(1910) e uma de Monet, chamado BANHISTA NA
SENA(1874-1876), onde foi mais longe apresentando duas mulheres nuas.
Depois disso fui para outra galeria do MASP, que tinha uma exposição de
fotos muito bacanas, e com uma livraria magnífica, coisa de primeira
qualidade.
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