quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

RESENHA DO LIVRO VOCÊ FOI ENGANADO.

É difícil imaginar  como em  nossa história politica  nós conseguimos ser enganados pelos políticos. É mais ou menos esta descrição a respeito  do livro Você Foi Enganado da Editora Intrínseca, de autoria dos jornalistas Chico Otávio e Christina Tardáguila. 













O livro traz um ótimo apanhado  de todos os acontecimentos em nossa história politica. Com capítulos dedicados aos presidentes que governaram o nosso pais nos últimos 30 anos. Numa análise bem sintetizada e bastante abalizada, com um texto de ótima qualidade em uma envolvente narrativa descritiva com tom bastante coloquial para tornar a leitura e prazerosa de ser degustada.  Começando por João Batista Figueiredo(1918-1999), o último presidente militar, e os bastidores do atentado no Riocentro em 1981, e tudo o que foi feito para tentarem ocultar o fato. Os bastidores da internação de Tancredo Neves em 1985, o governo inflacionário de José Sarney, o fenômeno de Fernando Collor na Eleição de 1989.  E todas as suas promessas não cumpridas para combater a inflação, chegando até o capitulo do recém-finado governo de Michel Temer. Como o livro foi publicado em Setembro de 2018, ele ainda não apresenta balanços, análises e avaliações do atual governo de Jair Bolsonaro. Mesmo porque em um mês de governo, é muito cedo ainda para se fazer este tipo de avaliação a respeito do desempenho dele no governo. A parte que mais intrigou no livro, foi quando ele descreveu sobre o perfil de Fernando Collor, especialmente na parte que envolve o seu timbre de voz ao discursar que  é descrito pelos autores como a de  um barítono.




 Se bem que barítono é mais um timbre de voz que serve  para categorizar na música, especialmente na tradicional música lírica, clássica, ou  de ópera o modelo de canto masculino  das  notas de extensões vocais entre o baixo e o tenor. Eu não entendi qual o sentido os autores quiseram colocar  ao descrever o timbre de voz de Collor com um modelo de classificação de voz musical.  Mas que de todo jeito vale a leitura. Para mostrar como a gente foi iludido pelas artimanhas dos nossos políticos ao longo de nossas história recente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário