quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

CORONEL FAWCETT, O VERDADEIRO INDIANA JONES - EDUARDO BUENO

  





Então você acha que o tal de Indiana Jones era o tal? Se manca: ele não
passa do caçador da mala sem alça perdida! Quente mesmo foi o coronel
Fawcett, que veio ao Brasil nos anos 1920 descobrir uma cidade
subterrânea, que ficava, é claro, nos arredores de Brasília. E o pobre
Fawcett sumiu: dizem que foi tragado por ela. Venha conhecer uma das
histórias mais misteriosas do Brasil num episódio que a gente te jura
que nunca vai cair no ENEM.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

MINHA CRÍTICA A SÉRIE TROSTKY

Outro dia conferi na Netflix a uma série chamada Trotsky(Rússia, 2017).









Série que  mostra a trajetória de um dos mais importantes lideres do movimento da Revolução Bolchevique em 1917, Liev Davidovich Bronstein ou Trotsky como ficou conhecido  que destroçou do poder a última família monarca da Rússia, os Romanov. Com oito episódios exibidos originalmente na Rússia em 2017, em comemoração ao centenário da Grande Revolução Bolchevique.





Com direção de Alexander Kott e Konstantin Statkys, produzido pela produtora Sreda e transmitida  no canal russo The Channel One. Esta série que desde que foi incluída no catálogo da Netflix no final do ano passado  tem gerado uma imensa polêmica principalmente da parte dos historiadores mais ligados a corrente esquerdista que tem questionado demais o teor da série em apresentar a figura de um Trotsky(1879-1940) um tanto quanto  mau-caráter ao mostrar um lado muito oportunista dele e agindo de forma muito autoritária ao mandar assassinar os opositores do regime e suas articulações. Quem não  tem nada  de verossimilhante com aquela figura endeusada que eles  criaram de líder dos trabalhadores, dos camponeses e de todos os oprimidos pelo capitalismo.








Independentemente da sua visão politica. Posso descrever que a Trotsky é uma série que vale a pena de ser sim assistido e os motivos são vários. 1) O fato de ser uma produção russa, portanto, ele nos apresenta a ótica dos russos de como para eles significou aquele momento importante e como eles veem a figura de Trotsky. E entender pela contextualização da época  a quem agradou e a quem desagradou. 2) A série pelo que pude constatar, ela não tem  a intenção de exaltar e endeusar  a figura de Trotsky, nem muito menos tentar demonizá-lo como bem  acusam os esquerdistas mais cegos. E ouso até descrever que não tenta criar nenhuma apologia ao comunismo. Apenas procura nos apresentar toda a contextualização de como ele um simples  jovem camponês, nascido numa família judia na Ucrânia fez carreira de intelectual na Rússia  e se tornou um grande porta-voz do movimento marxista dentro do contexto mostrando diferentes camadas mais humanas de um mesmo Trotsky. Os oitos episódios seguem um ritmo narrativo não muito linear, há horas que temos muitos cortes abruptos de uma cena para outra. Tipo há episódios que em que mostram Trotsky já velho e com a saúde frágil  nos seus últimos momentos de vida  no exilio no México,  em  1940.







Onde acompanhamos ele sendo entrevistado por um suposta jornalista de nome Frank Jacson, mas que na verdade era o agente do serviço secreto da NKVD Ramon Mercacer(1913-1978). Que a serviço de Josef Stalin(1879-1953),  se infiltrou na vida intima de Trotsky para depois assassina-lo. Nesses momentos onde mostram essas cenas dele fazendo suas declarações para Jacson para abrir a sua intimidade.







Temos um corte  mostrando  os diferentes momentos da vida  Trotsky do antes ao depois da Revolução Bolchevique. Onde vamos conhecendo sempre as mais diferentes camadas a seu respeito, de quando se separou de sua primeira esposa Aleksandra Sokolovskaya(1872-1938), e que dessa união nasceram suas duas filhas  Nina e Zinaida.  Principalmente após viver na clandestinidade para lutar contra a Monarquia e mostra quando ele foi preso e adotou o nome o codinome de Trotsky inspirado num guarda dessa prisão que ele conheceu. Depois temos sua passagem pela França, onde lá é mostrado ele assistindo uma apresentação de Sigmund Freud(1856-1939), o pai da psicanalise. O seu relacionamento com Natália Sedova(1882-1962), com quem teve seus dois filhos Lev e Serguei e com quem esta o acompanhou no exilio no México.









Nisso a cada episódio mostrando os diferentes momentos dele na história politica russa, onde ocorre o corte de mostrar ele no México já cansado e sempre sendo provocado por Jacson e em cada fim de episódio toda vez que aparece a citação de alguém que foi mencionado aparece para ele em sua mente subconsciente o provocando e transformando em caveira que serve bem como uma boa rima poética em referência a morte para mostrar que o tempo dele estava com os dias contados a partir dali. Em uma produção bastante  primorosa como posso descrever. O design cenográfico  reconstituindo a Rússia do final do século XIX para o começo do século XX Pré-Revolução, junto a brilhante composição dos figurinos de cada personagem que ficaram bem representados nas caracterizações dos atores em cena.







Konstantin Khabensky  responsável por protagonizar o Trotsky do título ficou impecavelmente idêntico ao Trotsky real, além de  também ter  mostrado  um bom desempenho em cena ao encarnar  todas as camadas do personagem, todas as complexas desse tipo controverso da história russa. Do simples  intelectual que por ser judeu  vivia sofrendo as hostilidades anti-semitas do povo russo  virou um dos  ícones do movimento popular marxista, que agia sempre acima do bem e do mal, principalmente  quando estava no posto principal. Quando precisava agir como déspota, principalmente quando alguém fosse contrário aos seus ideais comunistas, principalmente quando mandava executar e prender ou mesmo expulsar do pais quem não lhe agradasse. Do mesmo modo que também mostra uma face dele bastante de  mulherengo também, é tanto que nem ligava para a esposa e os filhos. Além dele, também merece destaque Yevgeny Stychkin na pele Lenin(1870-1924) com um ótimo trabalho de caracterização onde ele desempenha perfeitamente o personagem mostrando um sentimento de inveja com relação a Trotsky. E para Orkahn Abulov na pele de Josef Stalin já começando a articular suas intrigas para expulsar Trotsky da Rússia. Fora também a brilhante fotografia, principalmente em cenas nevadas da Rússia com um toque mais escuro que contrasta com as cores solares ambientadas no México quando ele estava exilado, e esperando pelo seu fim melancólico ao lado só da esposa, já que nenhum dos seus quatro estava mais vivo.    








Na série foram colocadas alguns tipos de convenções narrativas com toques  licenças poéticas para poder tornar a dramaticidade mais fluida e orgânica, visto que como as fontes biográficas sobre Trotsky e os arquivos russos não são muito confiáveis, então por isso mesmo foi optado por mostrar uns momentos que uns podem achar estranho como o fato de ao mostrar uma cena dele em seu exilio no México, ele recebe a visita em sua casa  do celebre casal de  pintores do pais Diego Rivera(1886-1957) e Frida Khalo(1907-1954), onde é mostrado um momento dela transando com ele na cama e mostra a observação de Jacson e que ao se aproximar dela também resolve transar com ela. Um tipo de coisa que serviu bem mais como uma convenção narrativa. No Balanço Geral, posso resumir  que Trotsky é uma boa série que procura retratar a figura de um personagem tão controverso da historia da Rússia Pré e Pós Revolução Bolchevique pela ótica dos russos  sem precisar fazer apologias ao comunismo e mais do que isso, retratar Trotsky sem querer tentar santifica-lo como um  mártir,  apenas cumpre o seu dever de apresentar camadas mais humanas de um personagem real, mas que é sempre é confundindo com a representação do comunismo que o tornou mitificado. Uma maneira muito peculiar de mostrar um  Trotsky além do mito que se criou entre os esquerdista.   

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

XICA DA SILVA - EDUARDO BUENO

  






"Xica da, Xica da, Xica da Silva! Xica dá, Xica dá, Xica dá um caldo
histórico de primeira. Xica deu, Xica deu, Xica deu o que falar na sua
época - e ainda dá. Venha descobrir o que Xica tem a dar em mais um
episódio que Não Vai Cair no ENEM."

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

domingo, 17 de fevereiro de 2019

IRMA GRESE, a bela PRINCESA do INFERNO - Baseado em Fatos Reais

  





A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito armado da história da
humanidade. Milhões de pessoas morreram. Um dos aspectos mais terríveis
foi sem dúvidas o holocausto. Judeus, ciganos, homossexuais e comunistas
foram mortos cruelmente devido a ideologia pregada por Adolf Hitler,
líder do partido nazista alemão.
Uma das seguidoras fanáticas de Hitler era Irma Grese. Mas você sabe
quem foi Irma Grese? Não? Então, seja bem-vindo ao Canal Fatos
Desconhecidos! Deixe seu like e assine o canal!

IRMA GRESE, a bela PRINCESA do INFERNO - Baseado em Fatos Reais

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

ÍNDIOS DO SUL - EDUARDO BUENO

  






"E aí, guria? Vamos fazer um programa de índio? Mas nada de Amazônia ou
Xingu. Pega a erva e a cuia, chama os guris e vamos lá conhecer os
bambas dos pampas: os Charrua e os Minuano, nativos irredutíveis que
deram origem ao gaúcho. Sabe quem os matou? Outros indígenas, os
Guarani, insuflados pelos jesuítas, e, é claro, os caçadores de índios,
pagos pelos barões do gado. Uma história terrível, que nunca, jamais,
caiu no Enem..."

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Linha Direta Justiça: Hosmany Ramos - 25/09/2003

   




"Linha Direta Justiça sobre o cirurgião Hosmany Ramos, que resolveu
largar uma carreira de sucesso na medicina para entrar no crime. O som
falha um pouco por conta da qualidade da VHS original. Lembre-se disso
antes de vir reclamar do áudio nos comentários."

DARWIN NO BRASIL - EDUARDO BUENO

  





"Em 1831 o Brasil recebeu a visita de Charles Darwin, que se apaixonou
pelo Rio de Janeiro. Ele fez descrições maravilhosas sobre as praias do
litoral fluminense (e por outro lado detona os luso-brasileiros)."

sábado, 9 de fevereiro de 2019

MÁSCARAS DE CHUMBO - Linha Direta - TV Globo 2004

  



"Linha Direta - TV Globo
História de Miguel e Manoel, dois técnicos de televisão encontrados
mortos em 18 de agosto de 1966 no alto do Morro do Vintém, Niterói no
Rio de janeiro.
Trinta e oito anos depois ainda não se sabe como e por que eles
morreram. Experiência espiritual, contatos com seres extraterrestres ou
roubo perfeito, não há uma resposta definitiva, mas uma coisa se sabe, o
descaso das autoridades envolvidas na investigação transformou as duas
mortes num mistério indecifrável. O mistério das Máscaras de Chumbo."

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Linha Direta Justiça: O Bandido da Luz Vermelha - 07/12/2006

  






Linha Direta Justiça sobre João Acácio da Costa, o Bandido da Luz
Vermelha, exibido em 07 de dezembro de 2006, inédito no youtube.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

JOSÉ SARNEY, O REI DO MARANHÃO - EDUARDO BUENO

  






O Brasil tem rei? Claro que tem: o rei momo! O Maranhão tem rei? Claro q
tem, é o Sir Ney, poeta de mão cheia (e mão leve), rápido na pena e
lento em sair de cena. Uma pena - para nós. Sarney cai no Enem? Se cai,
esperamos que não seja em literatura.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

QUANDO VISITEI O INHOTIM EM BRUMADINHO/MG

Recentemente o município mineiro de Brumadinho  sofreu um dos maiores e trágicos acidentes naturais provocados pela ganância do ser humano. O acidente do rompimento  da barragem da Vale do Rio Doce que destruiu praticamente a cidade inteira, deixando toda a população desabrigada e não sabe quanta gente foi morta. Este município, carrega a peculiaridade de abrigar o maior museu a céu aberto do mundo chamado de Inhotim. Que é o grande Jardim Botânico,  um dos poucos existentes no Brasil com este nome. Expondo  as margens dos  rios, uma variedade de plantas e muitas, mas muitas diferentes esculturas a céu aberto, e vários pavilhões com exposições de gravuras e das mais diferentes pinturas. Eu tive o privilegio de conhecer este maravilhoso lugar quando fiz uma viagem de férias a Minas Gerais em Julho de 2017. Abaixo compartilho as minhas fotos de quando visitei o lugar. 








  


Ainda bem que o Inhotim não foi atingido pelas águas da barragem da Vale do Rio Doce. Mas mesmo assim, é triste  constatar que um dia eu pisei os pés neste lugar maravilhoso localizado na mesma cidade que foi palco de um fatídico incidente provocado pela ganância desenfreada do ser humano.