quarta-feira, 31 de julho de 2013
AS DÚVIDAS SOBRE A COPA E JOGOS OLIMPICOS
No dia 30 de Junho 2013, acompanhamos a seleção brasileira de futebol comandada por Luis Felipe Scolari conquistar a Copa das Confederações em território nacional.
Coincidentemente, foi nesta mesma data que 11 anos atrás a mesma seleção de Scolari conquistava o título de pentacampeão mundial no Japão e Coréia do Sul.
A Copa das Confederações veio para gerar uma prévia para o importante e esperado evento esportivo internacional que será a Copa do Mundo de 2014 a ser realizado no Brasil.
Ao mesmo tempo que os o Brasil estava atraindo as atenções e olhares do mundo por causa dos Jogos, também havia o contraste das manisfestações movidos por pessoas das mais diversas camadas sociais soltando a sua voz para exigir do Governo melhorias em todas as infra-estruturas, de inicio era contra o aumento da tarifa do transporte público, mas depois outros temas delicados que fizeram o Brasil e mostrar ao mundo o retrato sem maquiagem, sem máscara.
Esse momento ficará registrado para as páginas dos livros didáticos da história como a manifestação popular marcada pela mobilização das pessoas de todo o Brasil do Oiapoque ao Chui atravês redes sociais e sem contar com nenhuma intervenção partidária e nem muito menos houve a presença da figura de um lider carismático bom de oratória capaz de mobilizar as multidões com seus discursos, simbolizado como o cérebro do movimento, como já ocorreu em Revoluções como na França em 1789, que foi liderada por Robespierre ou mesmo na Rússia em 1917, liderada por Lenin..
Robespierre(1758-1794): O Lider da Revolução na França de 1789, responsável por destroçar do poder o regime monarquico dos Bourbons.
Lenin(1870-1924): O cabeça por trás revolução proletária bolchevique responsavel por destroçar assim como Robespierre fez na França de 1789, um regime monarquico dos Romanov em 1917.
A manifestação que disputou o centro dos holofotes com o importante evento esportivo, tanto na imprensa nacional quanto internacional, para muitos foi mesmo admirável, apesar de lamentavelmente de ter havido grupos de gente mal-intencionada infiltrada no movimento com o objetivo de unicamente fazer baderna, praticar saques, destruir patromônio público e assim transformando a manifestação de cunho pacífico num verdadeiro campo de guerra com a polícia.
Mas agora que a Copa das Confederações terminou e a seleção terminou ganhando o título.
Aqui há de ficar algumas perguntas e reflexões, sobre qual legado o evento esportivo da Copa de 2014 e depois os Jogos Olímpicos de 2016 irão trazer para o Brasil
Existem muitas opiniões bastante divergentes sobre esse assunto.
De um lado existe a visão dos que vem com olhar positivo dos otimistas que observam na copa como grande oportunidade de desenvolvimento econômico, principalmente com a vinda do turistas estrangeiros, já que ultimamente o fluxo de turistas tem andando baixo principalmente aqui em Natal/RN em consequência da grande crise econõmica mundial que começou em 2008.
Mas também existe a visão dos pessimistas, que carregam um forte receio de verem que a Copa no Brasil não trazer beneficio algum, em virtude dos gastos excessivos em mobilidade urbana, com a reforma e construção dos estádios para as realizações das partidas. Tudo isso fará com que o Brasil ganhe como legado mais problemas maiores que o país já tem de lidar como a Saúde Pública, Educação Pública, Segurança, Meios de transporte além do risco maior na visão dos pessimistas é vê os gastos nas construções das obras faraônicas dos estádios depois de servirem para as partidas acabarem sendo rapidamente descartados virando mais um Elefante Branco como muitas outras obras que tem espalhadas ai pelo Brasil.
No entanto, diante desses pequenos problemas e fatores de riscos, um bom lado positivo que posso descrever sobre os dois importantes eventos esportivos internacionais a serem realizados no Brasil nos próximos anos. É que assim, historicamente o Brasil vai ter um privilégio de realizar estes dois diferentes eventos num curto espaço de tempo de dois anos. Só dois paises conseguiram realizar esse feito.
A Alemanha fez isso primeiro na década de 1970, ao realizar primeiro os Jogos Olímpicos de Munique em 1972 e depois realizou a Copa do Mundo de 1974.
Depois da Alemnha, veio os EUA, que 20 anos depois realizaram na década de 1990, primeiro a Copa do Mundo de 1994, seguido dos Jogos Olimpicos de Atlanta em 1996.
No ano de 2014, o Brasil cediará pela segunda vez 64 anos depois que em 1950 jogando em casa, a seleçao ao chegar a final, perdeu em casa contra o Uruguai.
Pode ser que desta vez seja a vez da seleção conquistar um título em casa. Além do Brasil, poucos foram os países que cediaram a copa duas vezes. A Itália cediou a primeira vez em 1934 e a segunda em 1990. A França cediou a primeira em 1938 e a segunda em 1998. O México realizou primeiro em 1970 e a segunda vez em 1986. E a Alemanha realizou a primeira vez em 1974 e a segunda vez em 2006.
A grande expectativa agora que a seleção ganhou o título da Copa das Confederações em casa, é que ela repetida este mesmo êxito no ano que vem. Dos exemplos dos países que cediaram a copa duas vezes, só o México foi o que não teve o privilégio de conquistar um título em casa, já Itália na primeira que sediou viu sua seleção conquistar o primeiro títutlo, mas na segunda vez que sediou em 1990, não viu sua seleção nem chegar a final, assim como a Alemanha que viu sua seleção ganha um título em casa em 1974 e na segunda vez que sediou em 2006 não a viu chegar a final. A França na primeira vez que sediou uma copa do mundo em 1938, não viu sua nem chegar a final, o que foi diferente na segunda vez 60 anos depois quando em 1998, a França chegou enfrentou numa que até hoje é um grande pesadelo para a maioria dos brasileiros que testemunharam aquilo.
Se isso vai acontecer ou não acontecer com Brasil ninguém sabe. Mas pelos menos, sabe-se de concreto que a copa, marca a volta da América do Sul cediando um importantes evento esportivo, o último a realizar foi a Argentina em 1978. Além do Brasil e da Argentinha, outros países sul-americanos estão como já citados Uruguai em 1930 e o Chile em 1962.
Já os Jogos Olimpicos a serem realizados em 2016 no estado do Rio de Janeiro será algo inédito.
Isso porque a realização das Olimpiadas no Brasil, marca na história esportiva o pioneirismo sul-americano. Ao contrário da Copa, que o continente sul-americano já havia realizado em quatro países. As Olímpiadas no Rio-Brasil em 2016 será a primeira vez a ser realizada no continente.
Para concluir, posso colocar, que apesar de todos estes receios tanto da parte dos pessimitas quanto dos otimistas a respeito da realização desses dois importantes e históricos eventos esportivos a serem realizados no Brasiil. É que mais importante do que isso tudo, além o legado que eles podem trazer de positivo ou de negativo para o país e para as futuras gerações, é esperar que neles, nossos atletas mostrem o seu potencial nas competições. E esperar que nossa seleção ganhe mais um título e por fim vê nossos esportistas conquistarem muitas medalhas. E isso é o que importa.
FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1934
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1990
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1986
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1970
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1974
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2006
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1962
http://pt.wikipedia.org/wiki/Robespierre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenin
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário