domingo, 7 de setembro de 2014

COMPARAÇÕES ENTRE A REVOLUÇÃO FRANCESA E INDUSTRIAL



INTRODUÇÃO:











As Revoluções Francesa e Industrial tiveram suas importâncias para o mundo do momento em que surgiram novas idéias políticas e econômicas que ocasionaram este feito. A Revolução Industrial trouxe novos investimentos de mercado mais competitivo e usando do maquinário para dar um impulso maior ao seu mercado. Já a Revolução Francesa foi importante porque através de suas influencias iluministas de mudança de regime político, da Monarquia para a República ocasionou também algumas mudanças importantes, como a Revolução Haitiana. Ambos estes movimentos trouxeram para o mundo um novo sentido de filosofia política, um novo sentido de ciência técnica, e também de novo sistema político-ideológico. A Revolução Industrial foi o que impulsionou Karl Marx a criar uma nova filosofia para a classe trabalhadora “O SOCIALISMO”. Outra coisa em comum com estes dois movimentos importantes foi que eles surgiram no final do século XVII, numa época em que os velhos regimes monárquicos da Europa estavam passando por uma grave crise política e não só política como também econômica. Na primeira parte sobre a Revolução Francesa, o autor Eric Hobsbawn defende que: “Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sobre a influencia da Revolução Industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para as ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu: mas foi a França que fez suas ideias, a ponto que fez suas revoluções e suas bandeiras tricolores de um tipo ou de outro terem-se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes e a política europeia (ou mesmo mundial.)”













 A Revolução Industrial foi o que impulsionou Karl Marx a criar uma nova filosofia para a classe trabalhadora “O SOCIALISMO”. Outra coisa em comum com estes dois movimentos importantes foi que eles surgiram no final do século XVII, numa época em que os velhos regimes monárquicos da Europa estavam passando por uma grave crise política e não só política como também econômica. Na primeira parte sobre a Revolução Francesa, o autor Eric Hobsbawn defende que: “Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sobre a influencia da Revolução Industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para as ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu: mas foi a França que fez suas ideias, a ponto que fez suas revoluções e suas bandeiras tricolores de um tipo ou de outro terem-se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes e a política europeia (ou mesmo mundial.)”

 
 
 

 A Revolução Francesa teve sua eclosão especificamente na França a partir do momento em que a própria França demonstrava algumas peculiaridades que a tornavam melhor do que a própria Grã-Bretanha em termos internacionais . Em praticamente todo o século XVIII, a França foi uma grande rival econômica da Grã-Bretanha. Só para ter uma ideia do quanto que a França era um forte concorrente da Grã-Bretanha, a França tinha um comercio externo cuja multiplicação ocorreu no período de 1720-1780, e essa multiplicação foi o que ocasionou uma grande tensão para a sua rival Grã-Bretanha, além disso, tinha um sistema colonial mais dinâmico do que o próprio sistema colonial britânico. No entanto, a França em outros termos não era uma potência como pelos interesses de expansão do comércio capitalista, ou seja, era esse fator que tornou predominante para quê a Grã-Bretanha se tornasse uma potência. Coisa que a França não tinha adotado esse sistema, e foi o que ocasionou em um monte de conflitos internos. A França tinha o seu maior poder de influência entre a Aristocracia e a Monarquia Absoluta. Essa força da camada mais poderosa da Pirâmide Social Francesa no período do século XVIII foi em termos gerais o que acabou por gerar o estopim para causar o enorme conflito entre a estrutura oficial e mais a estrutura de outras camadas sociais e os interesses estabelecidos do velho regime e com novas forças sociais que vinham ascendendo. Tudo isso foi o que ocasionou a origem da Revolução Francesa dentro da própria França.
 
 
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário