sábado, 6 de setembro de 2025

45 ANOS DA ESTREIA DE TOM & JERRY COMEDY SHOW.

 

No dia 6 de Setembro de 1980, era lançado nas manhãs do canal americano da CBS, a série Tom and Jerry Comedy Show(1980-1982).




Essa foi a quinta vez que a franquia da famosa dupla de gato e rato ganhava uma nova versão animada. Que foi minha  primeira introdução ao universo Tom & Jerry, ou seja, minha primeira referência.  Digo isso porquê, como eu nasci em 1985, eu já sou da geração que pegou a fase de Tom & Jerry sendo exibido  na programação infantil do SBT.




Não fazia muito ideia de que essa  marca já era antiga e existia antes de eu nascer e que teve outras representações.

Para entender melhor o contexto, dou como ponto de partida no ano de  1940, quando  ainda não existia aparelhos de televisão nas casas dos americanos eles costumavam ter contato primeiramente com animações nas telas de cinema em episódios curtos.

Foi nessa data que surgia Tom e Jerry, uma criação da dupla William Hanna(1910-2001) e Joseph Barbera(1911-2006), que tiveram a ideia de criar essa dupla de gato e rato, que vivem se perseguindo, mas que não chegam a  se serem inimigos  inspirados na situação em que quando o estúdio da MGM sofreu uma  infestação  de ratos, eles trouxeram uns gatos para caçar esses ratos e isso deu origem a inspiração para Tom e Jerry.




Um dos criadores criava um gato que pertencia a uma raça chamada de azul russo que tinha como característica a pele azul-acinzentada e os olhos  verdes brilhantes que inspirou a tonalidade da pelagem do Tom.

Eles surgiram bem no período que o setor de animação vivia aquela fase de sua Era de Ouro com os curtas animados da Disney com as histórias do Mickey Mouse e companhia e suas produções de longas animados, da Warner com Pernalonga e os Looney Tunes, da Universal com Pica-Pau, Paramount com Popeye e Betty Boop dentre outros.




E Tom & Jerry surgiu bem nesse contexto, o setor de animação já vivia uma evolução quando acompanhou o surgimento do som no final da década de 1920 e o surgimento da técnica de  colorização da Technicolor.




A principal característica dessa primeira fase dourada  das animações é o fato deles ao correrem para ficarem perseguindo  como gato e rato e que eles não costumavam verbalizar em diálogos, usavam o nível pastelão e pantomímico  do humor físico que lembrava o cinema mudo e a personagem mais frequente era a Mammy* que não mostrava o rosto.

Essa primeira leva onde Tom & Jerry surgiram marcou a Era de Ouro da Animação ou como também como posso denominar  de Primeiro Período Hanna-Barbera(1940-1958), como assim? Explico:

Foi o longo período em que as produções dos curtas-animados nas telas de cinema estavam bombando. Que eram exibidos antes das exibições dos grandes longas metragens e também tinha as produções baixo orçamento, denominados de filmes B, como os terror, por exemplo. E também era o lugar onde passava os cinejornais, exibindo curtas documentais.






Isso perdurou até o momento em que um novo cenário mudaria na década de 1950, foi quando a maioria dos lares americanos passou a instalar o aparelho  televisão e nisso surgiu uma grande ameaça para as exibidoras.

Fora que o Congresso Americano havia aprovado uma lei para acabar com o modelo de ingresso chamado de casadinha onde se assistia a dois filmes ao mesmo tempo.

Foi por volta desse período que os grandes estúdios  foram começando aos poucos a fecharem seus departamentos de animação e demitir animadores. E dentre essas empresas estava a MGM, que demitiu Hanna e Barbera do estúdio. Após serem demitidos, a dupla que criou Tom & Jerry se juntariam para formar uma sociedade criando o estúdio Hanna-Barbera Productions, onde eles passaram a investir na animação para TV. Guarde bem esse nome Hanna-Barbera, que mais para  frente eu vou voltar a menciona-la no tópico especifico voltado a fase em que a marcou o retorno de Tom & Jerry as mãos de seus criadores ao ser  produzida pelo estúdio criado por eles.

No começo dos anos 1960, logo após a demissão de Hanna e Barbera, como a MGM mantinha a propriedade intelectual da marca T&J, a MGM ainda quis investir em novos curtas da dupla ao ver que a Warner ainda fazia sucesso com os curtas dos Looney Tunes, em novas produções, portanto contratou como novo animador Gene Deitch(1924-2020), que contou com a produção de William L. Snyder(1918-1998) que é conhecido na cronologia da marca Tom & Jerry como o Período Gene Deitch(1961-1962).



Esse período Gene Deitch é um dos controversos da marca  T&J porque foi uma fase  onde o “Tom era o mascote de um homem que tinha problemas em controlar seus nervos e ficava facilmente irritado e furioso quando o Tom causava algum problema (fato bastante visível quando seu rosto ficava vermelho). O rato Jerry também morava em um buraco da casa, assim como na época de Hanna Barbera, para o azar de Tom.





Os desenhos produzidos por  William L. Snyder e realizados por Gene Deitch  foram muito criticados de forma negativa por adotar um formato totalmente diferente da série original, abusando da surrealidade, misturando vários movimentos dos personagens extremamente exagerados, adição e efeitos sonoros bizarros e utilização excessiva de reverberação, além de diversas enfatizações gráficas. Alguns fãs detestaram e detestam esta fase de Tom and Jerry.

Como eram produzidos na chamada Cortina de Ferro  (em Praga, capital da então comunista Checoslováquia**) não constava nos créditos no fim dos desenhos a frase "Made in Hollywood, USA", mas sim "A MGM Cartoon", numa tentativa de esconder o local da produção.”

(Fonte: Wikpédia).

Em seguida veio uma nova produção ainda de curtas animados da MGM com a marca Tom & Jerry, ainda nos anos 1960 produzidas pelo recém-egresso da Warner Chuck Jones(1912-2002).




Batizado na cronologia da marca Tom & Jerry de Período Chuck Jones(1963-1967).

Jones fez diversas adaptações dos personagens, mudando as suas personalidades e fazendo algumas mudanças na aparência de Tom, que teve a sobrancelha mudada e ganhou um tom de cinza mais claro semelhante ao da série original, e Jerry, que teve os olhos aumentados, a orelha mais arredondada e uma cabeça mais expressiva. O leão da MGM na abertura das curtas foi substituído por Tom, tentando imitar os seus gemidos.”

(Fonte: Wikipédia).

A expressividade da dupla no traço de Jones lembrava muito as expressividades dos personagens dos Looney Tunes que ele animava por muito tempo.






O Período  Chuck Jones da marca  Tom e Jerry  marcou a última fase  dos curtas de animação para cinema.

Eis que após passados um longo hiato, depois de muitas negociações, a dupla Tom & Jerry voltaram para as mãos dos seus criadores Hanna e Barbera sendo produzidos na Hanna-Barbera.

Desta vez se adequando  ao universo televisivo, depois que Hanna e Barbera foram demitidos da MGM no final dos anos 1950, eles se juntaram e formaram uma sociedade, criando a empresa Hanna-Barbera Productions.



Onde passaram a se concentrar no mercado televisivo. Passando a produzir produções mais barateadas, porque o custo para se produzir uma animação é muito caro.

O barateamento da Hanna-Barbera em produzir séries animadas como: Zé Colmeia,  Dom Pixote, Flintstones, Jetsons dentre outros ganhou o rótulo de animação limitada. Que se trata de uma  técnica que usa movimentos e quadros simplificados e repetidos para reduzir o tempo e o custo de produção de animações, usando um número menor de quadros por segundo, o que resulta em um desenho menos detalhado. 



A principal característica que os personagens que Hanna e Barbera criaram para a televisão era o acessório da gravata que servia como uma forma de orientar os animadores a só movimentarem a cabeça.




E esse item foi adotado pelo Jerry usando uma gravata borboleta  nessa fase em que a dupla “retornou” a seus criadores, que nessa ocasião em que a empresa que eles criaram havia se firmado no mercado televisivo, eles haviam deixado de lado o oficio criativo e estavam mais se dedicando ao oficio executivo.




Foi então que em 1975 estreou Tom & Jerry Show marcando a primeira fase televisiva da dupla, onde quem passa a assumir o oficio criativo dos roteiros e dos desenhos  foi Iwao Takamoto(1925-2007).




Que na cronologia da marca Tom & Jerry é conhecida como o Segundo Período Hanna-Barbera(1975-1977).

Ao contrário das demais séries nesta versão Tom e Jerry são amigos e frequentemente estão envolvidos em aventuras juntos semelhante a outros desenhos da época como Zé Colmeia  ou Scooby-DooA série não teve êxito, isto devido ao facto de não ter a violência e a rivalidade que tinham antes e por causa disso foram lançados para à televisão apenas 16 episódios.

O motivo da série ser mais leve do que as antecessoras era devido ao facto de nessa época ( décadas de 70 e 80), ter havido um tratado para que não fosse feita tanta violência e que o politicamente incorreto (drogas e racismo) já fossem evitados em desenhos animados.”

(Fonte: Wikipédia).

Eis que agora  chego ao foco desse texto que é dedicado aos 45 anos da estreia de Tom & Jerry Comedy Show, que foi uma produção da Filmation, portanto referida na linha cronológica da marca como Período Filmation(1980-1982).

Marcando a segunda vez que a dupla ganhava uma nova série animada para a TV, dessa vez  pela concorrente da Hanna-Barbera.




 A Filmation  foi fundada em 1962, já no período que  os grandes estúdios de cinema  haviam fechados seus departamentos de animação e alguns animadores resolveram seguir o exemplo  de Hanna e Barbera em se concentrar no mercado  da televisão e fundaram seus próprios estúdios. Isso ocorreu com Friz Freleng(1906-1995) que já trabalhou para a Disney em seus primórdios e trabalhou por um bom tempo na Warner, que após fechar o departamento de animação. Ele se juntou a David Hudson  DePartie(1929-2021) para fundar a DePartie-Freleng Enterprises, responsáveis pela produção das animações de Pantera Cor-de-Rosa.




Outros que também seguiram esse segmento  foram Arthur Rankin Junior(1924-2014) que se juntou a Jules Bass(1935-2022) para fundar a RankinBass e já no caso especifico da Filmation, essa empresa que surgiu para concorrer com a HB Productions surgiu um pouco como consequência de uma dissidência da HB.

Digo isso porque os três fundadores da Filmation eram recém-egressos da HB, formados por: Lou Scheimer(1928-2013), Norm Prescott(1927-2005), que assinaram a produção executiva de Tom & Jerry Comedy Show e Hal Sunderland(1929-2014).



A Filmation era a grande rival da Hanna-Barbera no mercado de animação para televisão, depois que  os setores de animação dos grandes estúdios foram fechados. O único a se manter operando  foi a Disney, que viveu uma turbulenta fase depois da morte de seu fundador Walt Disney em 1966, onde para diminuir custos de produção a Disney produzia suas animações nessa fase com a técnica de xerografia. Muitas das que foram lançadas durante essa época figuram entre mais esquecidas da Disney.




Enquanto que na televisão esse setor estava em alta com produções de baixo orçamento criando com  a  técnica de animação limitada, como é o caso da Filmation que produziu muitas animações que eram adaptadas de outras propriedades intelectuais, como a versão animada  da Liga da Justiça, inspirada nos heróis da DC Comics, por exemplo. Ou mesmo fazendo uma série animada inspirada na série Jornada nas Estrelas.




Essa versão da Filmation de Tom e Jerry que contou com a direção de Don Christensen(1916-2006) “conseguiu restaurar o formato familiar de perseguição de palhaçada e reintroduziu não apenas Tyke  e Nibbles (aqui chamado "Tuffy"), mas também algumas das outras estrelas da MGM. Os programas de meia hora consistiam em dois episódios de Tom e Jerry de sete minutos, além de um desenho animado Droopy  no meio, com outros personagens como Barney Bear.

Spike de Tom e Jerry também foi usado em muitos desses episódios de Droopy, substituindo o outro bulldog "Spike" criado por Tex Avery³(1908-1980)  para os filmes antigos de Droopy****, que não foram usados ​​aqui como personagem separado. O lobo vilão da série clássica também foi incluído e nomeado "Slick Wolf". Ainda sob o "Code of Practices for Television Broadcasters" , a personagem " Red Hot Riding Hood" não reapareceria até o seguinte feito para a série de TV Tom & Jerry Kids, em 1990.”




Essa fase de Tom & Jerry na Filmation também marcou por trazer de volta a característica dos personagens humanos não mostrarem o rosto  como ocorria com a Mammy na fase dos curtas clássicos.  Toda vez que a gente ouvia um episódio de Tom tentando perseguir Jerry em uma mansão, a gente ouvia  a interrupção do grito do(a) dono(a) se chateando com ele, mas não víamos o rosto, apenas a metade do corpo mostrando os pés.  A razão para isso pode ser explicado  pelo simples  fato de que  era para focar na perspectiva dos animais e evitar que os espectadores se distraíssem com o rosto humano, o que também tornava a personagem mais universal e atemporal. É como se  os animais  mostrassem  uma  ótica mais  infantil na interação com os humanos.




Essa versão de Tom & Jerry da Filmation também se caracterizou por sua curiosa abertura que “começa com Tom perseguindo Jerry através de uma tela amarela em branco. Eles continuam perseguindo, enquanto todas as outras estrelas constroem um gigante sinal de "Tom & Jerry" (semelhante à segunda abertura de Tom & Jerry Kids ). O familiar crédito de produtor executivo rotativo de Lou Scheimer e Norm Prescott corre brevemente enquanto Tom persegue Jerry passando pela tela, derrubando coisas e atropelando outras ao longo do caminho. Após a sequência de abertura, os segmentos envolventes, protagonizados por Droopy, começariam. Ele começaria pintando todo o fundo com uma única pincelada grande (fazendo uso estilístico da técnica de "animação limitada" característica da Filmation), e ele e os outros personagens falantes se envolveriam em breves esboços cômicos (como o poema de abertura de Droopy em um deles). "Rosas são vermelhas, violetas são azuis, pintar é meu trabalho, é isso que eu faço; fofa e um pouco molhada").




Outro característica marcante dessa fase de Tom e Jerry da Filmation, que costuma dividir um pouco as opiniões é sua trilha sonora que contou com a assinatura de Ray Ellis(1923-2008), onde “o show foi caracterizado por uma partitura muito limitada; todos os episódios, Tom & Jerry e Droopy, usaram o mesmo material, principalmente criados novos para a série, mas consistindo em apenas um punhado de canções amplamente sintetizadas, com pequenas variações ou reproduzidas em diferentes velocidades ou afinações. Isso combinou com as cenas de perseguição, mas deu aos episódios uma trilha sonora muito monótona, fazendo com que esses episódios "se destacassem" para muitos telespectadores de Tom e Jerry quando eles foram ao ar.

As mesmas músicas sendo repetidas a cada hora da cena chegavam a gerar uma certa dor de ouvido.

O seu roteiro contou com as assinaturas de Jack Hanrahan(1923-2008), Steve Clark, Mike Joens, Charlie Howell  dentre outros.

Depois disso viriam outras produções posteriores da marca Tom & Jerry.

Em 1990 foi lançado Tom & Jerry Kids, com os personagens em versões mirins entrando na tendência de versões kids de outros célebres personagens da animação.




Em 1992, a dupla retornou a tela do cinema em um longa-metragem onde mostrava eles se dialogando pela primeira vez, e ao longo dos anos foram surgindo outras versões da marca para renovar as gerações.





*Mammy que na língua inglesa americana significa Mamãe é um nome dado  a figura do estereotipo racista histórico nos Estados Unidos sobre a representação da mulher negra geralmente escravizada trabalhos domésticos entre  as crianças as amamentando, daí o porquê da origem do rótulo desse estereotipo racista. Ainda mais quando ela é frequentemente visualizada como uma mulher de pele escura com uma personalidade maternal. Um outro melhor exemplo dessa representação está aqui no Brasil com a personagem Tia Nastácia do Sitio do Pica-Pau Amarelo.  Ou mesmo da Mammy  que cuida da protagonista repugnante da Scarlet O´Hara(Vivian Leigh) do clássico do cinema E O Vento Levou(1939) representada pela primeira atriz negra a ganhar o Oscar Hattie McDaniel(1893-1952).

**A Checoslováquia deixaria de existir após o fim  da Cortina de Ferro, que teve início com a Queda do Muro de Berlim em 1989 e perdurou até o decreto do último chefe de Estado soviético Mikhail Gorbatchev(1931-2022) decretar no dia da celebração do Natal em 25 de Dezembro de 1991, o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas(URSS). Com isso, voltou a existir a nação Rússia e a Checoslováquia se fragmentou em 1992 dando origem a República Tcheca e a Eslováquia.

3) Tex Avery faleceu de câncer de pulmão em 26 de Agosto de 1980, uma semana antes de serem lançados Tom & Jerry Comedy Show.

****Na versão da dublagem brasileira feita pela BKS de Tom & Jerry Comedy Show, Droopy no letreiro  é chamado pelo locutor como Mingau.


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