Richard Wagner foi o maior maestro, compositor, diretor de teatro e ensaista que a música já conheceu.
Suas composições de óperas são conhecidas pelas texturas complexas e harmoniosas orquestrações que carregam uma característica inigualável.
Wagner era o nono filho de Carl Friedrich Wagner, que trabalhava como funcionário da Polícia de Leipzig e Johanna Rosine Paetz. O tempo de convivência com seu pai Carl foi bastante curto, isso porque ele acabaria falecendo seis meses depois, vitima da Febre Tifóide no dia 13 de Novembro de 1813.
Após o falecimento de Carl, quem apareceu para assumir os encargos financeiros da família de Wagner foi o ator e pintor Ludwig Geyer. Não demoraria muito para que com essa proximidade, sua mãe Johanna despertasse uma forte paixão por Geyer. Dessa forma, não demoraria muito para quatro meses após o falecimento de Carl Friedrich, Johanna e Geyer terminariam noivando e oficializariam a união conjungal em 28 Agosto de 1814. Logo após oficializarem a união, a nova formação familiar de Wagner passaria a residir fixamente em Dresden. Wagner sempre teve a figura de Geyer como o seu verdadeiro pai biológico. Chegou a até a utilizar o sobrenome do seu padastro até 1827.
A paixão artistica foi algo que Wagner herdou de sua família, apesar de não ter nenhum exemplo de artista musical como Wagner se tornou. Tanto Carl, seu pai biológico que ele não teve muito tempo para conviver quanto seu padastro Geyer, eram grandes atores amadores. Ela tinha duas irmãs mais velhas que eram atrizes e uma outra irmã que era uma cantora de ópera, e mais um tio intelectual.
Foi em 1828, que Wagner deu início a sua jornada musical ao estudar com Christian Gottileb Müller, o músico de Gerwadaus.
Dessa maneira, ele foi dando prosseguimento aos seus estudos musicais. Durante esses primeiros passos musicais em Leipizig, Wagner compõs em 1833, a sua primeira ópera intitulada "As Fadas", da qual ele nunca chegou a conferir encenada. "As Fadas" só seria encenada em 1888, cinco anos após Wagner falecer.
Foi em 1836, que Wagner encenaria uma de suas primeiras óperas "A Proibição de Amar", inspirada na peça do dramaturgo inglês Willian Shakespeare(1564-1616). As encenações de suas óperas davam uma atmosfera teatral seriam a grande registrada das composições de Richard Wagner. Visto pelo próprio DNA artisitico do maestro. Foi também nessa época que Wagner se casaria com a atriz Minna Planer(1809-1866), sua primeira esposa. Depois substituida pela italiana Cosima Francesca Gaetana(1837-1930).
Uma das principais caracteristicas das composições de Wagner está no tom e na atmosfera teatral e também nacionalista, principalmente ao construir, idealizar e imortalizar o universo do folclore alemão atravês de grandes composições, como por exemplo, "Os Mestres Cantores de Nuremberg" e "Lohering" compostas entre os anos de 1845 até 1850. São os exemplos de obras onde Wagner eternizou elementos da mitologia alemã. No primeiro exemplo, o enredo de "Os Mestres Cantores de Nuremberg" se passa durante o durante o século XVI na cidade Nuremberg, vista como uma Cidade Imperial Livre, respirando a atmosfera da Era de Ouro da Arte Renascentista. É nesse clima que surge uma sociedade de artistas denominada de Mestres Cantores. Wagner se inspirou numa história veridica, onde inclusive um dos protagonistas dessa ópera que compõe os Mestre Cantores é o poeta Hans Sachs(1494-1576). Já no segundo exemplo, em "Lohering", Wagner em parceria com o maestro húngaro Franz Liszt(1811-1886) seu amigo muito próximo. Cria uma trama dividida em 3 atos onde a ambientação do enredo se passa no século X durante o reinado de Henrique I da Germãnia no Ducado Brabante. Pode-se definir que Wagner além de ter sido um maestro genial, também criou atravês de suas obras uma maneira dos alemães terem uma forte identificação. Nestes dois exemplos que citei, pode-se notar bem uma atmosfera que bem remete ao passado medieval.
Qualquer um ao ouvir essas obras de Wagner vai com certeza remeter aos tempos das lendas medievais. Uma emoção quase nostálgica.
O que também pode ser sentido em "O Navio Fantasma"(1843), onde também dividia em 3 atos, conta a história de um navegador holandês que tem seu navio ancorado numa aldeia pesqueira da Noruega. Ele foi parar por lá depois de ter sido punido por Deus por blasfêmia contra o seu nome. Ele ficaria lá para sempre sem poder retornar a sua terra natal, ao menos que lhe surgisse uma mulher que lhe fosse fiel. Assim como em "Tanhãuser"(1845), que também dividida em 3 atos conta a jornada do menestrel homõnimo que se deixa seduzir por uma mulher denominada de Vênus, contrariando assim a ética do torneio dos trovadores do qual ele pertence. É ao defender o amor carnal por Vênus, Tanhãuser passa a ser reprimido pela sociedade dos trovadores, e a única pessoa que o consola é Isabel, que é de quem parte a idéia da sua redenção.
Em "Tristão e Isolda"(1865) também pode ser notado outro exemplo, onde ele recria e eterniza a trágica história de amor do cavaleiro e da princesa das lendas medievais célticas arturianas. Onde Isolda, a princesa irlandesa foi prometida a mão ao Rei Marcos da Cornualha como forma de unir reinos tribais que formariam a futura nação do Reino Unido e que estavam em constante conflito por dominios territoriais, só que o destino pregaria uma grande peça em Isolda, porque no primeiro momento em olhou Tristão, o sobrinho do Rei Marcos, tanto ela quanto ele sentiram um sentimento forte de amor que manteriam as escondida até o momento em que o rei descobrindo e a paz entre as tribos entra por água abaixo culminando na morte de Tristão.
E até mesmo na tetralogia do Anel dos Nibelungos, composição que Wagner levou 26 anos para concluir. Começou em 1848 e só finalizou em 1874. A primeira parte do Anel dos Nibelungos, intitulado de "O ouro do Reno"(1869) tem apenas um ato e é dividida em quatro cenas, onde se ambienta com os famosos personagens das lendas não só da Alemanha, mas como também dos países nórdicos mostrando o anão nibelungo Alberich cortejando as três irmãs ninfas em pleno Rio Reno, onde houve por meio delas do Ouro do Reno que será o gancho para a construção da trama da ópera. Onde com ele se apoderando daquilo um grande equilíbrio entre o mundo da terra e do Valhala(a morada dos deuses nórdicos) está ameaçado.
Já a segunda parte da tetralogia, que é de todas as obras de Wagner a mais famosa, a quem muita tem como referência intitulado e pessoalmente é uma das minhas prediletas é "A Valquíria", mas pode ser chamado de "A Cavalagada das Valquírias"(1870) tem sua trma divídida em três atos, sendo o primeiro ato dividido em três cenas, o segundo em cinco cenas e o terceiro e último ato é dividido em três cenas. Totalizando 11 cenas.
Essa segunda parte tem sua trama iniciada durante uma tempestade, onde Sigmund perambulando a procura de um abrigo, e ele então encontra acolhimento na residência do guerreiro Hunding.
O ambiente da casa é de uma habitação rústica, isso porque, no centro da sala existe uma grande árvore. Assim que Sigmund entra na residência, Hudding o dono do local não se encontrava presente. Ao entrar, Sigmund completamente exaurido cai numa lareira. Nesse momento ele é recepcionado pela esposa infeliz de Hunding, chamda Sieglinde. É para ela que Hunding conta que estava escapando dos seus inimigos e que agora estava fraco demais para continuar sua jornada. Depois de beber um pouco de hidromel, oferecido por Sieglinde, Sigmund resolve dar proseguimento a sua jornada e se despede dela alegando estar amaldiçaodo pelo infortúnio. E essa sina o levava a trazer desgraça para qualquer lugar onde pisa. Mas, é a própria Sieglinde que convence Sigmund a permanecer no local, com a justificativa de que ele jamais traria inforturnio a um lar onde a má sorte já reside, ela comentou isso a Sigmund se referindo a sua própria infelicidade. E dessa forma, é construido e desenvolvido o enredo da "Cavalgada das Valquírias", a segunda parte do Anel dos Nibelungos, a famosa ópera de Richard Wagner.
A terceira parte da tetralogia é denominada de Siegfried(1871). Tem sua trama também dividida em 3 atos, divididos em 3 cenas cada um, que contabilizaria ao todo 9 cenas. Na cena de cada ato, o enredo se constroi na jornada do ferreiro Siegfried, que construiu uma espada para destruir o d perverso gigante Fafner, sendo instruido pelo nibelungo Mime, irmão de Alberich. Ao conseguir destruir o gigante, Siegfried fica muito poderoso. Ele se apodera do amaldiçoado anel e tentará unir-se conjungalmente com Brünhilde. E a quarta e última parte da tetralogia do Anel dos Nibelungos, intitulado de Crépusculo dos Deuses é o que contém a saga mais longa, porque, começa com um prólogo e vai se desenvolvendo no primeiro ato com três cenas, seguido do segundo do segundo ato com cinco cenas e concluida no terceiro ato com três cenas. A última parte da tetralogia da ópera de Wagner é a conclusão, o fechamento de todos os eventos que deram inicio em "O ouro do Reno". Em 1882, um ano antes de Wagner falecer fez a apresentação de sua última ópera, no Bayreuth Festpilhaus com Parsifal, uma ópera também teatral assim como a exemplo da Tetralogia do Anel dos Nibelungos. Dividida em 3 atos, a trama dessa ópera gira em torno da fraternidade dos Cavaleiros do Santo Graal vivendo na legendária colinas do Monte Salvat, na Espanha. É nesse ambiente que um mago negro chamado Klingsor teria construido um jardim mágico povoado por belas mulheres que utilizando de seus charmes sedutores para os cavaleiros, os tentariam a quebrarem o voto de castidade. É quando isso acaba acontecendo eles teram de encontrarem um inocente casto o "Parsifal", para poderem manter seguirem firmes nos seus objetivos.
OBRAS DE WAGNER:
Em constraste a sua genialidade musical, Wagner assim como qualquer pessoa comum, também era um ser humano bastante imperfeito. Principalmente no que diz respeito ao patrocício financeiro que recebia do Rei da Baviera Ludwig II(1845-1886) o rei famoso por suas megalomias e excentridades fez um investimento pesado na arte, arrecando muito dinheiro dos cofres públicos principalmente na construção do Bayreuht, o famoso teatro feito para as apresentações exclusivas das obras de Wagner. "Pessoalmente, também não era flor que se cheirasse."(1)
Wagner já chegou a ser acusado de oportunista, de estelionatário, carreirista e também não era um exemplo de marido fiel, isso porque boa parte das mulheres ele se aventurava eram as esposas dos amigos de quem ele passava a perna. E além disso, há também suas posições antissemitas, que serviram de base para o futuro Chefe de Estado da Alemanha Adolf Hitler(1889-1945), ter uma forte simpatia por ele e transformar suas músicas na forte máquina de propaganda nazista. Por causa disso, suas óperas sempre estiveram associadas ao nazismo. Apesar dessas falhas, o grande legado musical que Wagner não se pode questionar que é inigualável.
Richard Wagner faleceu em Veneza, na Itália, no dia 13 de Fevereiro de 1883, subitamente de um ataque cardíaco acompanhado de sua esposa Cosima e de seus filhos e sendo enterrado Bayreuth, cidade responsável por glorificá-lo e colocar o seu nome na galeria dos grandes mestres da música clássica, entre eles seus compatriota Beethoven, Bach ou mesmo Mendelsson.
FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Wagner
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tannh%C3%A4user
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tristan_und_Isolde
http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%B6tterd%C3%A4mmerung
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fafner
http://pt.wikipedia.org/wiki/Siegfried_%28%C3%B3pera%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parsifal
http://pt.wikipedia.org/wiki/Der_fliegende_Holl%C3%A4nder
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lohengrin_%28%C3%B3pera%29
(1) Coleção Grandes Compositores da Música Clássica, Número 22, Editora Abril, 2009, São Paulo-SP.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_II_da_Baviera
http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Maestros_da_Alemanha
http://pt.wikipedia.org/wiki/Das_Rheingold
http://pt.wikipedia.org/wiki/Die_Walk%C3%BCre
http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%B6tterd%C3%A4mmerung
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bayreuth_Festspielhaus
http://de.wikipedia.org/wiki/Minna_Wagner
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cosima_Wagner
Nenhum comentário:
Postar um comentário