sábado, 18 de maio de 2013

BIOGRÁFIA DE MARGARETH THATCHER(1925-2013)

No mês passado,  falecia no dia 08 de Abril de 2013, a mulher mais importante que o governou a Inglaterra e que por sua postura ficou conhecida como "A DAMA DE FERRO". Conheça um pouco da trajetória de Margareth Thatcher.









Nascida Margareth Roberts,  no dia 13 de Outubro de 1925, na localidade de Grantham, no condado de Liconshire. Estudou ciências químicas na Universidade de Oxford. Herdou de seu pai, Alfred Roberts, a paixão pela política. Já que por diversas vezes ele já foi eleito vereador e era pregador metodista. Conheceu seu futuro marido Denis Tatcher(1915-2003) em 1951, durante um jantar de formalização como candidata conservadora de Dartford. 

Foi em Dartford entre os anos de 1950-51, que ela iniciou a sua trajetória na política, até ser eleita parlamentar nas eleições gerais de 1959 na região de Finchley.


Isso foi só um pulo para ele se tornar mais para frente, a futura Primeira-Ministra do Reino Unido.

Em 1970, assumiu o cargo de Ministra da Educação, no período do mandato do Primeiro-Ministro Edward Hearth(1916-2005) onde ocupou até 1974. A partir de 1975 se tornou lider da oposição ao Governo no mandatado do  Primeiro-Ministro James Callaghan(1912-2005) entre os anos de 1976-1979.

O seu discurso, e sua boa oratória a fortalece bastante. Ganhou a alcunha de "DAMA DE FERRO", de um jornal da então URSS(atual Rússia). Quando esta fez discursou em Janeiro de 1976 na sede municipal de Kensington, onde soltou palavras duras a respeito da repressão ditatorial naquele país.

No discurso ele colocou o seu ponto de vista crítico  sobre a situação política da seguinte maneira:
 "Os russos estão empenhados em dominar o mundo e estão rapidamente adquirindo os meios para se tornar a mais poderosa nação imperial que o mundo já viu. Os homens do Politburo soviético não têm que se preocupar com o fluxo e refluxo da opinião pública. Colocam as armas antes da manteiga, enquanto nós colocamos quase tudo antes das armas."

Em 1979, é eleita Primeira-Ministra, entrando para a história como a primeira mulher a assumir esse importante politico do Reino Unido.


Em seu discursou de posse no dia 04 de Maio de 1979, parafraseou a "Oração de São Francisco".

"Onde houver discórdia, que possamos trazer harmonia. Onde houver erro, que possamos trazer a verdade. Onde houver dúvida, que possamos trazer fé. E onde houver desespero, que possamos trazer esperança."


Durante os seus 11 anos de mandato entre os anos de 1979-1990, Thatcher prezou pela alcunha de Dama de Ferro, ao lidar com as mais delicadas situações politicas tanto interna quanto externamente. Foi durante o seu mandato, que ela mandou as tropas inglesas combaterem os argentinos pela disputa dos território das Ilhas Malvinas, também chamada  pelos inlgeses de  Falklands em 1982. Adotou medidas políticas para diminuir a inflação na economia inglesa, adotou também o liberalismo, programa de privatizações e internacionalmente sempre manteve uma forte posição contrária a URSS. É tanto que já no final de seu mandato ela testemunhou o comunismo declinar com a Queda do Muro de Berlim em 1989.

Após o fim do seu mandato, Thatcher ainda passaria a ter uma atuação mais discreta no cenário  político, até o momento em que por volta dos anos 2000 sua saúde começa a se fragilizar devidos a uma série de AVCs, sendo infinitas vezes hospitalizada e entre vezes acabou retirando um tumor na bexiga.

Pode-se dizer que dessa forma discreta e completamente esquecida, que saia de cena no dia último dia 08 de Abril, a mulher que deixou um grande legado para a política e a quem muitos a lembraram   de "A DAMA DE FERRO".




FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Margaret_Thatcher
http://www.brasilescola.com/historia/margareth-thatcher.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Denis_Thatcher
http://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Heath
http://pt.wikipedia.org/wiki/James_Callaghan

Nenhum comentário:

Postar um comentário