quinta-feira, 29 de agosto de 2024

DIÁRIO DE BORDO DA MINHA VISITA A PARIS: PRIMEIRO DIA

 

PRIMEIRO DIA EM PARIS.

17 DE JUNHO DE 2023.

VISITANDO A CATEDRAL DE SAINTE CHAPELLE E PASSENADO PELO PALÁCIO DE LUXEMBURGO.

O

 primeiro local que visitei acompanhado de minha irmã Bibiana assim que cheguei em Paris na noite de Sábado, 16 de Junho foi brevemente a Torre Eiffel, o mais importante monumento assim de longe, não cheguei a subir no elevador para ver o panorama da famosa cidade-luz.




Eu estava meio cansado, quando ficamos hospedados no Campanile Hotel  só para dormir e no dia seguinte iriamos nos hospedar no Airbnb. Vizinho a este hotel, havia uma curiosa loja que vendia itens geeks.     

No dia seguinte,  manhã de domingo, 17 de Junho, antes de nos mudarmos para o Airbnb,  localizado no endereço da 17 avenue* de Paris 94300 Vincennes, fomos  visitar a Sainte Chapelle, uma capela de construção gótica, situada na Ile de la Cité, construída no século XIII, durante o reinado de Luís IX(1214-1270), que governou a França de 1226 até a sua morte em 1270.  Um local grande, com os corredores cheios de  esculturas de santos e apresentando  os desenhos de vitrais,  um local de comercio, onde comprei como lembrancinha um boneco de cavaleiro cruzado.

 Um lugar magnifico, se teve um momento um tanto desagradável foi que a maioria do povo visitante estava fazendo tanto barulho com muitas conversas com volumes altos e um tanto desrespeitoso, que foi preciso que o funcionário chamasse a atenção do povo  para pedir silêncio repetida vezes. Para você vê como falta de respeito existe em todo lugar, não importa o idioma.

Também foi nesse dia, que visitamos o Jardim de Luxemburgo  que é um parque público muito frequentado pelos parisienses durante essa alta estação do verão europeu, fica localizado no 6º Arrondissement** de Paris.  

“Criado no século XVII a pedido da rainha Maria de Médici, o Jardim de Luxemburgo ocupa uma área de 23 hectares em meio às regiões do Quartier Latin e Saint-Germain-des-Prés, pertinho de atrações como o Panteão e a Universidade Sorbonne. É a pedida perfeita para um passeio sem pressa em um dia de sol na capital francesa.”

(Texto extraído do site Guia de Destinos).

Todo mundo que passeia por  lá faz de tudo para passar o tempo, tem gente que faz piqueniques, tem gente que  aproveita o sol para se deitar na grama como se estivesse numa praia, tem gente que se exercita, tem gente que anda de bicicleta, tem gente  que anda de patinete eletrônico, uma coisa que se repara demais em todos os parisienses,  jogam bola, tem gente que se senta para ler um bom livro, tem artista tocando sanfona, tem pintor desenhando quadros, tem uma fonte jorrando água, tem bebedouros com água reutilizada e bem gelada para se hidratar, tem locais vendendo sorvetes para se refrescar, tem o famoso Palácio de Luxemburgo construído a mando de Maria de Medicis, tem um museu com exposições de quadros, ou seja, em cada lugar que você ande  por Paris, você transpira arte.

Isso é o que posso definir de como foi o meu primeiro dia de estadia pela Cidade-Luz.

 

*Avenida.

**Bairro

Nenhum comentário:

Postar um comentário