segunda-feira, 20 de outubro de 2025

35 ANOS DA ESTREIA DA MTV BRASIL

 

No dia 20 de Outubro de 1990, era lançado no Brasil, um novo canal que moldaria a geração jovem brasileira daquele período. Foi a MTV Brasil.



Surgido nos Estados Unidos em 1981, sob o controle da Warner-Amex Satellite Entertainment. Posteriormente adquirida pela Viacom, o canal revolucionou a indústria musical global, especialmente por meio da popularização dos videoclipes, que eram apresentados por profissionais conhecidos como videojockeys(VJs).

Sua estreia aqui no Brasil ocorreu por meio de um acordo, uma parceria entre o Grupo Abril comandado pela Família Civita com a Viacom(Atual Paramount Global) detentora da marca MTV Networks.




O seu sinal não era disponível para todo o território brasileiro, isso porque a sua frequência era em UHF abreviação da palavra inglesa Ultra High Frequency, traduzindo de  Frequência Ultra Alta usada em aplicações como TV digital, telefonia celular, Wi-Fi, Bluetooth e sistemas de rádio, por ter ondas menores que permitem maior penetração e recepção em ambientes urbanos. As ondas UHF viajam em linha de visada, o que significa que podem ser bloqueadas por obstáculos, mas são mais estáveis em condições climáticas adversas, como chuva.




      Frequência mais alta (300 MHz - 3 GHz). Ondas menores, que são mais eficientes em penetrar e refletir em estruturas como paredes, concreto e metal. Consome mais bateria, exigindo mais frequência de recarga dos equipamentos. Geralmente um custo mais alto. 

O que a diferenciava do padrão usados pelas grandes  emissoras abertas que eram em VHF, abreviação em inglês para Very High Frequency, ou numa tradução Frequência Muito Alta.

O VHF é ideal para aplicações que requerem comunicação a longa distância e em áreas abertas, onde a penetração de obstáculos não é um problema.




 

A MTV simbolizou bem ali uma marca que moldou o gosto musical da jovem geração brasileira  dos anos 1990.

Uma geração que entrava numa fase de presenciar um estilo mais moderno de assistir à televisão naquele momento que a TV brasileira completava seu 40º Aniversário.




Onde as tradicionais grandes emissoras como Globo e SBT, começariam enfrentando uma forte concorrência com o surgimento dos canais de tv por assinatura por conta do nascimento  do serviço de antena parabólica, que trata-se de   uma antena refletora em forma de paraboloide usada para captar sinais de satélites de comunicação. Cujo formato da antena reflete os sinais, que chegam paralelos ao seu eixo, para um ponto único chamado foco, onde está o receptor (LNB) abreviação da palavra inglesa Low Noise Block ou Bloco de Baixo Ruido. 




As Organizações Globo, já de olho naquele novo  mercado lançava o serviço do Globosat Canais que deu origem a GNT, Multishow, Shoptime,   Globo News dentre outros.






Era o conceito de mais moderno que se podia conhecer naquela fase analógica pré-mídia digital.





Do mesmo jeito que ajudou a moldar  uma nova forma de consumir música, já que aos poucos a tradicional mídia física do pequeno Compact Disc(CD) foi começando a assumir o lugar do gigante Long Play(LP) também chamado por Vinil ou popularmente de bolacha.




Dando espaço, principalmente para artistas de estilos mais underground*, com musicalidade mais alternativa que não figuravam no mainstream** das grandes gravadoras que estavam se concentrando mais  nos artistas de apelo popular como os do  Sertanejo, que teve entre seus principais expoentes a dupla Zezé Di Camargo & Luciano, a Axé Music que teve entre seus principais expoentes a cantora  Daniela Mercury e artistas de micaretas,  o Pagode da linha romântica de bandas paulistas, que teve como grande expoente o Só Pra Contrariar,  o Forró Eletrônico uma vertente moderna do forró tradicional que teve a banda  Mastruz com Leite como seu  principal expoente e o funk melody que teve como seus principais expoentes o cantor Latino e a dupla Claudinho(1975-2002) & Buchecha que figuravam entre os mais rentáveis segundo o ECAD(Escritório Central de Arrecadação  e Distribuição) carregavam forte apelo comercial, e mais facilmente conseguiam divulgação nas mídias de massas, como a televisão com os programas de auditório e os paradões das rádios, coisa que os artistas do  underground não tinham.




No entanto,  conseguiam seu espaço de divulgação com a MTV.

Dentre esses artistas estavam: Skank, Sepultura, CPM22, Raimundos, Chico Sciense e Nação Zumbi, Gabriel, O Pensador, Jota Quest, Charlie Brown Jr., Pato Fu, Mamonas Assassinas, O Rappa dentre outros.



Do mesmo modo  que o seu estilo de programação mais descontraído marcou também a geração dos anos 1990.

Principalmente por falar no estilo mais sem filtro,  despojado da linguagem jovial informal, cheia de gírias, cujos apresentadores faziam programas que fugiam ao estilo mais engessado de algumas emissoras.




A MTV foi um celeiro para lançar novos talentos artísticos tais como: Astrid Fontenelle que foi a responsável por abrir com o primeiro programa da emissora, sendo uma das expoentes da nova geração de apresentadores que estava surgindo na televisão brasileira.




Também lançou Zeca Camargo que se tornaria apresentador do Fantástico na Globo, lançou Maria Paula Fidalgo que integrou o elenco do humorístico Casseta & Planeta, Urgente(1992-2010). Revelou Márcio Garcia que se tornou um dos galãs das novelas da Globo. Lançou Marcos Mion dentre muitos outros.




Com um estilo de programação anárquica, que bem refletia aquele momento onde a tv brasileira explorava de fato  sua liberdade de expressão na primeira década Pós-Ditadura Militar e a primeira na fase da Redemocratização.



Uma época onde a televisão soube bem como trazer boas  inovações em sua linguagem, mas que também não se pode esquecer e passar pano  do quanto  ficou marcado pelo lado não tão bom assim quando lembramos como  a televisão virou uma terra-sem-lei  para a baixaria com a fase do Vale Tudo pela Guerra de Audiência, onde acompanhamos dois dos maiores apresentadores que comandavam os domingos que era de um lado Fausto Silva com o Domingão do Faustão na Globo e do outro, o saudoso Gugu Liberato(1959-2019) com o Domingo Legal no SBT.







Que nessa disputa da atenção da audiência ousou em ultrapassar qualquer limite do aceitável, apelou para erotismo com provas picantes em pleno horário de reunião familiar para almoçar, apelava para sensacionalismo barato com circo dos horrores em situações vexatórias  e Faustão passou a ir por esse caminho e se deu mal.




E como  se isso não fosse o bastante, ainda tivemos programas de barracos, como os apresentados por Márcia Goldschmidt e Carlos Massa vulgo Ratinho e os jornalismos policialescos pinga sangue como o Aqui Agora do SBT ou mesmo o programa Cadeia da antiga Rede OM atual CNT, comandado pelo polêmico apresentador Luiz Carlos Alborghetti(1945-2009), que tinha um marcante estilo pioneiro  de apresentar numa comunicação agressiva um  tom inflamado, desafiador, robusto, e o discurso ácido e informal, não raro com o uso de termos chulos para expressar sua indignação. Foi nesse estilo que Ratinho se inspirou, ainda mais  que ele começou sua carreira de apresentador ao lado de Alborghetti.





Essa fase da baixaria  só chegaria ao fim  quando o apresentador Gugu Liberato tomou a decisão mais equivocada da sua carreira ao exibir  no seu programa Domingo Legal em 7 de Setembro de 2003, a falsa entrevista com os “bandidos” do PCC(Primeiro Comando da Capital) cuja repercussão negativa  gerou uma mancha enorme em sua carreira  da qual ele carregou até a sua morte em 2019, aos 60 anos, vítima de um acidente doméstico.

E com o início da operação do site  do site Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, essa fase anárquica que a televisão dos anos 1990 presenciou chegou ao fim.

A MTV Brasil conseguiu manter sua relevância para a geração jovem até o momento em que a partir de meados dos anos 2000, quando a internet se tornou comum nos lares brasileiros que foi quando surgiu a plataforma do site do Youtube, um armazenador de vídeos.

Ele foi aos poucos matando a relevância da marca, porque muitos artistas e gravadoras passaram a ver neles uma forma mais acessível de divulgação e com o surgimento do Spotify então, visto que antes quando a marca era prestigiada que qualquer gravadora pagava para divulgar o clipe do seu artista na programação e qualquer uma pagava para seu casting gravar no estilo acústico que era transformado em álbum.

A medida que o Youtube foi crescendo com os produtores de conteúdo passando a adotar um estilo de comunicação que os apresentadores da MTV já mostravam com temas mais variados a marca também foi perdendo a força.

Agravado pelo fato da “ MTV Brasil passava por problemas financeiros desde o final de 2009, quando começou a perder seu faturamento. Um fator agravante foi ter saído do ar no ano anterior das duas maiores operadoras de TV por assinatura, Sky  e NET  (hoje Claro), que na época detinham juntas 73% do mercado brasileiro, por disputas na renovação do contrato que incluíam os valores e a inclusão dos outros dois canais do Grupo Abril, FIZ  e TV Ideal.  Ao mesmo tempo, em dezembro de 2009, o Grupo Abril adquiriu os 30% pertencentes à Viacom, passando a ter 100% do controle do canal, tendo todos os direitos da marca no país.”

Foi nessa época que a MTV estava investindo em programas da linha humorística  entre eles o Comédia MTV, responsável por lançar Marcelo Adnet que em 2011 protagonizou uma polêmica com os autistas  e suas famílias por conta da esquete da Casa dos Autistas, uma parodia da Casa dos Artistas  do SBT  gerou uma  revolta entre grupos de pais de autistas que processaram a MTV Brasil,  a ponto deles como forma de se desculparem passaram ao longo de sua grade de programação propagandas de utilidade pública sobre o autismo.




Aliás polêmico mesmo  foi o que ocorreu anos antes em 2003, no programa Gordo a GoGo, um talk show  apresentado pelo  cantor João Gordo, vocalista da banda Ratos de Porão, que ocorreu quando ele entrevistou o ator e cantor Dado Dolabella, onde eles  brigaram durante as gravações do programa. Os dois trocaram palavrões e quase houve agressões físicas de ambas as partes. Em 2006, o apresentador fez críticas à MTV, que colocou o vídeo da discussão no MTV Overdrive, site lançado naquele ano.




Segundo a versão que  cada um relatou  em entrevistas a podcasts, Gordo declarou em 2021 ao Flow Podcasts:

“Ele foi lá numa ‘zoeira playboy’, não era para ter treta, eu acho! […] Eu virei o vilão da parada geral porque não mostraram na época, só foram mostrar anos depois. Então ninguém viu nada, ficaram só as notícias rolando, a mãe dele [Pepita Rodrigues] me xingando”, brincou o apresentador.”

Já pelo que o próprio Dado declarou no mesmo ano no Barbarcast:

“Eu sabia que o Gordo ia zoar, ele zoava geral. O programa dele era chamar as pessoas para ele ficar esculachando. Ele fez isso uma vez com a Wanessa Camargo, que na época era minha namorada. […] Quando ela foi no programa dele, a Wanessa saiu aos prantos. Ela me ligou e não conseguia nem falar, tava soluçando de chorar”, esclareceu.”

(Trecho das declarações tirada  da matéria do site Aventuras na História publicado em 27 de Março de 2023).

Esse Dado Dolabella posteriormente protagonizou diferentes episódios encarando problemas com a lei por agredir suas namoradas. Não me surpreende que desde essa época ele já demonstrasse um perfil agressivo.

Dentre os programas mais marcantes que posso destacar da MTV, que mais me divertia era Os Piores Clipes do Mundo, o primeiro a lançar Marcos Mion como apresentador.



Que marcou pelo estilo anárquico em tirar onda com os videoclipes, também marcou pelas suas animações adultas como  Fudêncio  e Seus Amigos(2005-2011), que apresentou a Funérea que apresentaria um talk show com famosos, já nos anos finais da operação da marca  sob as mãos da Abril.

Também marcou pelo VMB, uma versão da premiação do VMA.

Em junho de 2013, o Grupo Abril iniciou o processo de devolução da marca MTV à Viacom.  

A última transmissão ao vivo da MTV Brasil ocorreu em 26 de setembro de 2013, com a festa de encerramento intitulada Saidera MTV, que reuniu diversos VJs antigos e atuais. A emissora encerrou oficialmente suas transmissões no dia 30 de setembro de 2013, às 23h59. O último programa exibido foi o humorístico O Último Programa do Mundo, com Daniel Furlan  e Juliano Enrico. Na sequência, foi ao ar o especial Tchau MTV!, com o VJ Thunderbird fazendo um breve depoimento sobre o fim do canal.

De maneira simbólica, a ex-VJ Cuca Lazzarotto apresentou o último videoclipe da emissora: Maracatu Atômico, da banda Chico Sciense & Nação Zumbi. Outra versão de encerramento, com momentos do Acústico MTV Roberto Carlos — o famoso "Acústico Proibidão" — chegou a ser gravada, mas foi vetada e não exibida.

Astrid Fontenelle, que havia inaugurado a programação da emissora quase 23 anos antes, foi também quem realizou o discurso final. A última vinheta mostrava uma montagem de imagens dos funcionários e VJs da emissora durante a festa de despedida, ao som de Ôrra Meu, de Rita Lee. A última imagem exibida foi a logomarca da MTV com as cores da bandeira do Brasil, encolhendo lentamente até desaparecer sobre um fundo preto.

Às 00h00 do dia 1º de outubro, entraram no ar as transmissões da Ideal TV, posteriormente vendida pelo Grupo Abril à Spring Comunicação e pela Kalunga  em 2017. Os valores da transação não foram divulgados, mas especula-se que gire em torno dos R$ 200 milhões e também supostamente que o Grupo Abril recusou um valor maior que isso oriundo do religioso R.R.Soares, fazendo assim, que o futuro da nova emissora está em mãos e provavelmente, uma programação laica. Tudo a venda foi aprovada pelo Ministério das Comunicações   e pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Apesar de não ter vendido a emissora para o R.R. Soares, a Abril acabou vendendo espaços na emissora para a igreja do líder religioso Valdemiro Santiago, pela demora na aprovação do processo de venda para a Spring para a ocupar a toda a grade do canal.”

A partir dai a marca continuou operando pelas mãos da Viacom, apenas como tv por assinatura,  mas sem a mesma influência e o mesmo prestigio de antes. Onde estava exibindo os reality shows como De Férias com o Ex.

Nesse momento em que escrevo esse texto, Outubro de 2025, a  Paramount Skydance Corporation anunciou o fim da marca MTV no país, juntamente com seis canais de televisão por assinatura de sua propriedade, causando o encerramento da segunda era da MTV no Brasil em 31 de dezembro de 2025.

Só o que restará é apenas uma lembrança do quanto ela foi importante para moldar uma geração e do quanto o seu legado ajudou no estilo moderno da comunicação dos influencers digitais.


*A tradução dessa palavra significa subterrâneo, que no meio comunicativo serve para rotular qualquer estilo de movimento cultural fora dos padrões, alternativo.

**O significado da palavra é convencional, que no meio comunicativo é um termo para definir a cultura de massa, corrente principal, mais comum, popular ou aceita em uma determinada cultura, sociedade ou período.


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