No
dia 20 de Outubro de 1990, era lançado no Brasil, um novo canal que moldaria a
geração jovem brasileira daquele período. Foi a MTV Brasil.
Surgido
nos Estados Unidos em 1981, sob o controle da Warner-Amex Satellite
Entertainment. Posteriormente adquirida pela Viacom, o canal revolucionou a
indústria musical global, especialmente por meio da popularização dos
videoclipes, que eram apresentados por profissionais conhecidos como
videojockeys(VJs).
Sua
estreia aqui no Brasil ocorreu por meio de um acordo, uma parceria entre o
Grupo Abril comandado pela Família Civita com a Viacom(Atual Paramount Global)
detentora da marca MTV Networks.
O
seu sinal não era disponível para todo o território brasileiro, isso porque a sua
frequência era em UHF abreviação da palavra inglesa Ultra High Frequency,
traduzindo de Frequência Ultra Alta usada
em aplicações como TV digital, telefonia celular, Wi-Fi, Bluetooth e sistemas
de rádio, por ter ondas menores que permitem maior penetração e recepção em
ambientes urbanos. As ondas UHF viajam em linha de visada, o que significa que
podem ser bloqueadas por obstáculos, mas são mais estáveis em condições
climáticas adversas, como chuva.
Frequência mais alta (300 MHz - 3
GHz). Ondas menores, que são mais eficientes em penetrar e refletir em
estruturas como paredes, concreto e metal. Consome mais bateria, exigindo
mais frequência de recarga dos equipamentos. Geralmente um custo mais
alto.
O
que a diferenciava do padrão usados pelas grandes emissoras abertas que eram em VHF, abreviação
em inglês para Very High Frequency, ou numa tradução Frequência Muito Alta.
O
VHF é ideal para aplicações que requerem comunicação a longa distância e em
áreas abertas, onde a penetração de obstáculos não é um problema.
A
MTV simbolizou bem ali uma marca que moldou o gosto musical da jovem geração brasileira
dos anos 1990.
Uma
geração que entrava numa fase de presenciar um estilo mais moderno de assistir à
televisão naquele momento que a TV brasileira completava seu 40º
Aniversário.
Onde
as tradicionais grandes emissoras como Globo e SBT, começariam enfrentando uma
forte concorrência com o surgimento dos canais de tv por assinatura por conta do
nascimento do serviço de antena
parabólica, que trata-se de uma antena refletora em forma de paraboloide
usada para captar sinais de satélites de comunicação. Cujo formato da
antena reflete os sinais, que chegam paralelos ao seu eixo, para um ponto único
chamado foco, onde está o receptor (LNB) abreviação da palavra inglesa Low
Noise Block ou Bloco de Baixo Ruido.
As
Organizações Globo, já de olho naquele novo mercado lançava o serviço do Globosat Canais
que deu origem a GNT, Multishow, Shoptime, Globo
News dentre outros.
Era
o conceito de mais moderno que se podia conhecer naquela fase analógica pré-mídia
digital.
Do
mesmo jeito que ajudou a moldar uma nova
forma de consumir música, já que aos poucos a tradicional mídia física do
pequeno Compact Disc(CD) foi começando a assumir o lugar do gigante Long
Play(LP) também chamado por Vinil ou popularmente de bolacha.
Dando
espaço, principalmente para artistas de estilos mais underground*, com
musicalidade mais alternativa que não figuravam no mainstream** das grandes gravadoras
que estavam se concentrando mais nos
artistas de apelo popular como os do Sertanejo, que teve entre seus principais
expoentes a dupla Zezé Di Camargo & Luciano, a Axé Music que teve entre
seus principais expoentes a cantora Daniela Mercury e artistas de micaretas, o Pagode da linha romântica de bandas
paulistas, que teve como grande expoente o Só Pra Contrariar, o Forró Eletrônico uma vertente moderna do
forró tradicional que teve a banda Mastruz com Leite como seu principal expoente e o funk melody que teve
como seus principais expoentes o cantor Latino e a dupla Claudinho(1975-2002)
& Buchecha que figuravam entre os mais rentáveis segundo o ECAD(Escritório
Central de Arrecadação e Distribuição) carregavam
forte apelo comercial, e mais facilmente conseguiam divulgação nas mídias de
massas, como a televisão com os programas de auditório e os paradões das
rádios, coisa que os artistas do underground
não tinham.
No
entanto, conseguiam seu espaço de
divulgação com a MTV.
Dentre
esses artistas estavam: Skank, Sepultura, CPM22, Raimundos, Chico Sciense e
Nação Zumbi, Gabriel, O Pensador, Jota Quest, Charlie Brown Jr., Pato Fu,
Mamonas Assassinas, O Rappa dentre outros.
Do
mesmo modo que o seu estilo de
programação mais descontraído marcou também a geração dos anos 1990.
Principalmente
por falar no estilo mais sem filtro, despojado da linguagem jovial informal, cheia
de gírias, cujos apresentadores faziam programas que fugiam ao estilo mais
engessado de algumas emissoras.
A
MTV foi um celeiro para lançar novos talentos artísticos tais como: Astrid
Fontenelle que foi a responsável por abrir com o primeiro programa da emissora,
sendo uma das expoentes da nova geração de apresentadores que estava surgindo
na televisão brasileira.
Também
lançou Zeca Camargo que se tornaria apresentador do Fantástico na Globo,
lançou Maria Paula Fidalgo que integrou o elenco do humorístico Casseta
& Planeta, Urgente(1992-2010). Revelou Márcio Garcia que se tornou um
dos galãs das novelas da Globo. Lançou Marcos Mion dentre muitos outros.
Com
um estilo de programação anárquica, que bem refletia aquele momento onde a tv
brasileira explorava de fato sua
liberdade de expressão na primeira década Pós-Ditadura Militar e a primeira na
fase da Redemocratização.
Uma
época onde a televisão soube bem como trazer boas inovações em sua linguagem, mas que também
não se pode esquecer e passar pano do
quanto ficou marcado pelo lado não tão
bom assim quando lembramos como a
televisão virou uma terra-sem-lei para a
baixaria com a fase do Vale Tudo pela Guerra de Audiência, onde
acompanhamos dois dos maiores apresentadores que comandavam os domingos que era
de um lado Fausto Silva com o Domingão do Faustão na Globo e do outro, o
saudoso Gugu Liberato(1959-2019) com o Domingo Legal no SBT.
Que
nessa disputa da atenção da audiência ousou em ultrapassar qualquer limite do
aceitável, apelou para erotismo com provas picantes em pleno horário de reunião
familiar para almoçar, apelava para sensacionalismo barato com circo dos
horrores em situações vexatórias e
Faustão passou a ir por esse caminho e se deu mal.
E como se isso não fosse o bastante, ainda tivemos programas de barracos, como os apresentados por Márcia Goldschmidt e Carlos Massa vulgo Ratinho e os jornalismos policialescos pinga sangue como o Aqui Agora do SBT ou mesmo o programa Cadeia da antiga Rede OM atual CNT, comandado pelo polêmico apresentador Luiz Carlos Alborghetti(1945-2009), que tinha um marcante estilo pioneiro de apresentar numa comunicação agressiva um tom inflamado, desafiador, robusto, e o discurso ácido e informal, não raro com o uso de termos chulos para expressar sua indignação. Foi nesse estilo que Ratinho se inspirou, ainda mais que ele começou sua carreira de apresentador ao lado de Alborghetti.
Essa
fase da baixaria só chegaria ao fim quando o apresentador Gugu Liberato tomou a decisão
mais equivocada da sua carreira ao exibir
no seu programa Domingo Legal em 7 de Setembro de 2003, a falsa
entrevista com os “bandidos” do PCC(Primeiro Comando da Capital) cuja
repercussão negativa gerou uma mancha
enorme em sua carreira da qual ele
carregou até a sua morte em 2019, aos 60 anos, vítima de um acidente doméstico.
E
com o início da operação do site do site
Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, essa fase anárquica que a
televisão dos anos 1990 presenciou chegou ao fim.
A
MTV Brasil conseguiu manter sua relevância para a geração jovem até o
momento em que a partir de meados dos anos 2000, quando a internet se tornou
comum nos lares brasileiros que foi quando surgiu a plataforma do site do
Youtube, um armazenador de vídeos.
Ele
foi aos poucos matando a relevância da marca, porque muitos artistas e
gravadoras passaram a ver neles uma forma mais acessível de divulgação e com o
surgimento do Spotify então, visto que antes quando a marca era prestigiada que
qualquer gravadora pagava para divulgar o clipe do seu artista na programação e
qualquer uma pagava para seu casting gravar no estilo acústico que era
transformado em álbum.
A
medida que o Youtube foi crescendo com os produtores de conteúdo passando a
adotar um estilo de comunicação que os apresentadores da MTV já mostravam com
temas mais variados a marca também foi perdendo a força.
Agravado
pelo fato da “ MTV Brasil passava por problemas financeiros desde o final de
2009, quando começou a perder seu faturamento. Um fator agravante foi ter
saído do ar no ano anterior das duas maiores operadoras de TV por assinatura,
Sky e NET (hoje Claro), que na época detinham juntas 73%
do mercado brasileiro, por disputas na renovação do contrato que incluíam os
valores e a inclusão dos outros dois canais do Grupo Abril, FIZ e TV
Ideal. Ao mesmo tempo, em dezembro de 2009, o Grupo Abril adquiriu os 30%
pertencentes à Viacom, passando a ter 100% do controle do canal, tendo todos os
direitos da marca no país.”
Foi
nessa época que a MTV estava investindo em programas da linha humorística entre eles o Comédia MTV, responsável
por lançar Marcelo Adnet que em 2011 protagonizou uma polêmica com os
autistas e suas famílias por conta da
esquete da Casa dos Autistas, uma parodia da Casa dos Artistas do SBT gerou uma revolta entre grupos de pais de autistas que
processaram a MTV Brasil, a ponto deles como forma de se
desculparem passaram ao longo de sua grade de programação propagandas de
utilidade pública sobre o autismo.
Aliás
polêmico mesmo foi o que ocorreu anos
antes em 2003, no programa Gordo a GoGo, um talk show apresentado pelo cantor João Gordo, vocalista da banda Ratos
de Porão, que ocorreu quando ele entrevistou o ator e cantor Dado Dolabella,
onde eles brigaram durante as gravações
do programa. Os dois trocaram palavrões e quase houve agressões físicas de
ambas as partes. Em 2006, o apresentador fez críticas à MTV, que colocou o
vídeo da discussão no MTV Overdrive, site lançado naquele ano.
Segundo
a versão que cada um relatou em entrevistas a podcasts, Gordo declarou em
2021 ao Flow Podcasts:
“Ele
foi lá numa ‘zoeira playboy’, não era para ter treta, eu acho! […] Eu virei o
vilão da parada geral porque não mostraram na época, só foram mostrar anos
depois. Então ninguém viu nada, ficaram só as notícias rolando, a mãe dele [Pepita
Rodrigues] me xingando”, brincou o apresentador.”
Já
pelo que o próprio Dado declarou no mesmo ano no Barbarcast:
“Eu
sabia que o Gordo ia zoar, ele zoava geral. O programa dele era chamar as
pessoas para ele ficar esculachando. Ele fez isso uma vez com a Wanessa
Camargo, que na época era minha namorada. […] Quando ela foi no programa dele,
a Wanessa saiu aos prantos. Ela me ligou e não conseguia nem falar, tava
soluçando de chorar”, esclareceu.”
(Trecho
das declarações tirada da matéria do
site Aventuras na História publicado em 27 de Março de 2023).
Esse
Dado Dolabella posteriormente protagonizou diferentes episódios encarando
problemas com a lei por agredir suas namoradas. Não me surpreende que desde
essa época ele já demonstrasse um perfil agressivo.
Dentre
os programas mais marcantes que posso destacar da MTV, que mais me divertia era
Os Piores Clipes do Mundo, o primeiro a lançar Marcos Mion como
apresentador.
Que
marcou pelo estilo anárquico em tirar onda com os videoclipes, também marcou
pelas suas animações adultas como Fudêncio
e Seus Amigos(2005-2011), que
apresentou a Funérea que apresentaria um talk show com famosos, já nos anos
finais da operação da marca sob as mãos
da Abril.
Também
marcou pelo VMB, uma versão da premiação do VMA.
Em
junho de 2013, o Grupo Abril iniciou o processo de devolução da marca MTV à
Viacom.
“A
última transmissão ao vivo da MTV Brasil ocorreu em 26 de setembro de 2013, com
a festa de encerramento intitulada Saidera MTV, que reuniu diversos VJs
antigos e atuais. A emissora encerrou oficialmente suas transmissões no dia 30
de setembro de 2013, às 23h59. O último programa exibido foi o humorístico O Último
Programa do Mundo, com Daniel Furlan e Juliano Enrico. Na sequência,
foi ao ar o especial Tchau MTV!, com o VJ Thunderbird fazendo um breve
depoimento sobre o fim do canal.
De
maneira simbólica, a ex-VJ Cuca Lazzarotto apresentou o último videoclipe da
emissora: Maracatu Atômico, da banda Chico Sciense & Nação Zumbi. Outra
versão de encerramento, com momentos do Acústico MTV Roberto Carlos —
o famoso "Acústico Proibidão" — chegou a ser gravada, mas foi vetada
e não exibida.
Astrid
Fontenelle, que havia inaugurado a programação da emissora quase 23 anos antes,
foi também quem realizou o discurso final. A última vinheta mostrava uma
montagem de imagens dos funcionários e VJs da emissora durante a festa de
despedida, ao som de Ôrra Meu, de Rita Lee. A última imagem exibida foi a
logomarca da MTV com as cores da bandeira do Brasil, encolhendo lentamente até
desaparecer sobre um fundo preto.
Às
00h00 do dia 1º de outubro, entraram no ar as transmissões da Ideal TV,
posteriormente vendida pelo Grupo Abril à Spring Comunicação e pela
Kalunga em 2017. Os valores da transação não foram divulgados, mas
especula-se que gire em torno dos R$ 200 milhões e também supostamente que o
Grupo Abril recusou um valor maior que isso oriundo do religioso R.R.Soares,
fazendo assim, que o futuro da nova emissora está em mãos e provavelmente, uma
programação laica. Tudo a venda foi aprovada pelo Ministério das Comunicações
e pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa
Econômica). Apesar de não ter vendido a emissora para o R.R. Soares, a Abril
acabou vendendo espaços na emissora para a igreja do líder religioso Valdemiro
Santiago, pela demora na aprovação do processo de venda para a Spring para a
ocupar a toda a grade do canal.”
A
partir dai a marca continuou operando pelas mãos da Viacom, apenas como tv por
assinatura, mas sem a mesma influência e
o mesmo prestigio de antes. Onde estava exibindo os reality shows como De
Férias com o Ex.
Nesse
momento em que escrevo esse texto, Outubro de 2025, a Paramount Skydance
Corporation anunciou o fim da marca MTV no país, juntamente com seis canais de
televisão por assinatura de sua propriedade, causando o encerramento da segunda
era da MTV no Brasil em 31 de dezembro de 2025.
Só
o que restará é apenas uma lembrança do quanto ela foi importante para moldar
uma geração e do quanto o seu legado ajudou no estilo moderno da comunicação
dos influencers digitais.

























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